Descrição

Sexta colheita deste best-seller nascido em 2015, ano em que a adega decidiu reunir num só vinho as suas antigas propostas Crianza e Reserva. Estamos perante um dos vinhos mais procurados de Espanha. Presença habitual no nosso Top de Vendas, que nesta colheita de 2020 evidencia na perfeição o equilíbrio que marcou o ciclo vegetativo da vinha ao longo de todo o ano. Pago de Carraovejas volta a ser a mais fiel expressão do terroir que lhe dá origem, pela sua frescura, harmonia, volume e flexibilidade. Em suma, um Ribera essencial. (Apresentado em formato magnum, de 1,5 litros).

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
15.0% vol.
Variedade
92% Tinto fino, 5% Cabernet sauvignon, 3% Merlot
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor cereja intenso.
Nariz
Forte e vibrante, com excelentes frutos pretos, bem maduros, acompanhados de generosos matizes florais e notas de erva seca, barrica doce e tostados.
Boca
Marcado pela elegância, intensidade e estrutura. Um tinto fresco e equilibrado, com excelente volume e fluidez.
Temperatura de servir
16 ºC.
Combinação
Perfeito com leitão, cabrito assado ou lombo de porco ibérico. Também com tacos de bacalhau em tempura com mel de cana.

Vinha e preparação

Descrição
As vinhas do vale de Carraovejas espalham-se das zonas de média altitude até aos páramos desabrigados que se encontram a mais de 900 metros sobre o nível do mar; de declives suaves que descem na direção do rio a parcelas em zonas que ultrapassam 30% de inclinação. Encostas viradas a sul e a norte, cada uma com a sua personalidade.
Idade
Vinhas plantadas entre 1988 e 2011.
Solo
Austero e de geologia terciária, com uma combinação de margas calcárias, argilas e arenitos que confere ao terroir propriedades únicas.
Clima
Após um 2019 de escassa precipitação, 2020 foi marcado por um inverno de chuvas abundantes. As vinhas conseguiram assim conservar as suas reservas de água, o que favoreceu um desenvolvimento equilibrado e homogéneo do seu ciclo vegetativo. Para controlar o vigor, foram usados cobertos vegetais espontâneos e semeados. O abrolhamento deu-se no final de Abril, sem incidentes a nível meteorológico ou de saúde das videiras. A ausência de interferências no desenvolvimento e evolução dos botões permitiu obter rendimentos muito bons, equilibrados com recurso a podas seletivas.
Colheita
A vindima, manual, teve início a 14 de setembro e terminou a 10 de outubro, com uma primeira seleção de cachos a ser realizada na própria vinha.
Vinificação
Posteriormente, procedeu-se a uma dupla seleção de cachos e bagos na adega. A elaboração do mosto por gravidade permitiu respeitar ao máximo a matéria-prima. A fermentação ocorreu por ação de leveduras autóctones.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês e americano.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Fresh on the nose, with notes of cherries and blueberries, as well as hints of citrus rind, dried herbs and flowers. Medium-bodied with chalky tannins, soft texture and crunchy blue-fruit character. Lingering finish with hints of blue flowers and minerals. Drink or hold.