Descrição

Um monovarietal de Viognier de limitadíssima produção proveniente do Deserto de Atacama, fruto do espírito inquieto e experimental da Viña Ventisquero. A quinta edição deste branco original é uma mistura das colheitas de 2011 a 2020. Para além disso, o vinho foi envelhecido em estilo solera, o que significa que a colheita mais nova reabastece a anterior. O resultado é um vinho complexo, com notas de casca de laranja, biscoito, frutos secos, com um final salino. Para além dos seus 95 pontos Tim Atkin, esta colheita tem 95 pontos no guia de vinhos sul-americanos Descorchados.

Informações de produto

Tipo
Branco
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Viognier
Origem
Atacama

Prova

Nariz
Aromas complexos e em camadas de casca de laranja, flor de laranjeira, lima, pão-de-ló, frutos secos e frutos secos.
Boca
O seu paladar é amplo e estruturado, mas ao mesmo tempo tenso. Tem uma grande frescura e uma persistência especial. O final é salino, característico dos vinhos desta zona do deserto de Atacama.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.
Consumo
Óptimo desde o momento da compra, tem um potencial de envelhecimento de mais de 10 anos, se mantido em condições adequadas.
Combinação
Ideal para acompanhar marisco, peixes gordos, pato e queijo.

Vinha e preparação

Solo
Calcário e salino. Tanto o perfil do solo como a água de rega do rio Huasco têm uma elevada carga salina.
Clima
Esta zona do norte do Chile, o deserto de Atacama, tem demonstrado ao longo dos anos que as uvas amadurecem com bastante regularidade. A ausência total de uvas e as temperaturas que não ultrapassam os 25 ºC, com noites frias, têm permitido uvas em perfeita saúde em todas as colheitas.
Colheita
A vindima teve lugar em cada uma das campanhas durante a segunda semana de Março. As uvas foram colhidas à mão, em caixas de 12 quilos, que foram depois transportadas para a adega em camiões refrigerados.
Vinificação
A prensagem foi realizada com 20-50% do cacho inteiro, dependendo do estado das uvas em cada época. Não foram adicionados ácidos, dióxido de enxofre, estabilizantes ou qualquer tipo de produto estranho às uvas, para manter ao máximo o carácter e a identidade do local de onde provêm as uvas. A fermentação é realizada com leveduras autóctones. Durante as colheitas de 2011, 2012, 2013 e 2014, 100% do mosto foi fermentado em barricas de carvalho francês de quinto uso. Depois, a fermentação passou a ser feita em tanques de aço inoxidável.
Envelhecimento
O vinho foi envelhecido em estilo solera. Ou seja, a colheita mais recente preenche a anterior. As primeiras uvas foram colhidas em 2011, pelo que este vinho foi envelhecido durante 10 anos aquando do loteamento. A colheita mais jovem foi estagiada durante 12 meses. O vinho não foi clarificado nem filtrado, pelo que ao longo do tempo pode aparecer um sedimento fino na garrafa, o que lhe confere um carácter muito especial e único.