Descrição

Intrigante branco à base de Pedro Ximénez de El Molar plantada em solos argilosos. Tem uma pequena percentagem de Moscatel nascida em solos de ardósia. Na sua elaboração, a combinação de extração, oxidação e maceração é o que dá a este vinho a sua marcada personalidade. O seu posterior envelhecimento sobre borras em tanques de cimento, respeitando a fruta original da uva, torna-o um vinho branco muito gastronómico.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2019
Álcool
13.0% vol.
Produção
4.008 garrafas
Variedade
90% Pedro Ximénez, 10% Moscatel
Outros formatos disponíveis:
Origem
Priorat

Prova

Vista
Cor dourada.
Nariz
Aromas minerais e de fruta amarela com sugestões de oxidação. Notas florais de Moscatel que suavizam o conjunto, bem como notas picantes.
Boca
Mineral, mediterrâneo e com boa acidez.
Temperatura de servir
É recomendado servir entre 9 e 12 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
As vinhas de Pedro Ximénez estão localizadas em El Molar e as vinhas Moscatel em Porrera. Estão localizados entre 400 e 600 metros acima do nível do mar.
Idade
Entre 25 e 30 anos.
Solo
Solos argilosos para Pedro Ximénez e solos de ardósia para Moscatel.
Clima
Mediterrâneo com influências continentais.
Rendimento
3.500 quilos por hectare.
Colheita
Vindima manual em pequenas caixas de 10 quilos.
Vinificação
A Pedro Ximénez é prensada numa velha prensa vertical com uma pisa tradicional das uvas sem desengace e depois prensada diretamente. A Moscatel é vinificada como um vinho tinto, utilizando o método tradicional borgonhês. Fermentação com leveduras autóctones com controlo de temperatura. Depois da fermentação, é realizado um processo mecânico que funciona como uma bomba, uma prensagem e remoção dos açúcares, levando a uma segunda fermentação sem peles.
Envelhecimento
14 meses de estágio em depósito de cimento.