Imagens da Bodegas Frontaura
Localização e outras informações de interesse
Bodegas Frontaura
España
Ano de fundação
1999
Área total de vinha
120 ha.
O grupo Nexus & Frontaura nasceu em 1999 com o objetivo de transformar uvas autóctones em vinhos de prestígio. A empresa gere duas adegas e um total de 160 hectares de vinhas próprias.
Todos os vinhedos do grupo estão espalhados pelas denominações de Toro, Ribera del Duero e Rueda, onde se trabalham as variedades típicas de cada zona (Tinta de Toro, Tinto Fino e Verdejo, respectivamente), embora a sede central esteja localizada na localidade vallisoletana de Pesquera de Duero.
A adega Frontaura está localizada dentro da D.O. Toro, às margens do rio Duero. A propriedade, chamada Pago de Valdelacasa, conta com 120 hectares onde se trabalha exclusivamente com a variedade Tinta de Toro (Tempranillo).
A vinha é conduzida em espaldeira e conta com um sistema de irrigação por gotejamento automatizado. É cultivada a 654 metros de altitude, num solo pedregoso de aluvião que acumula o calor e atua como termorregulador.
Com uma capacidade produtiva de 400.000 kg/ano, a propriedade se concentra em oferecer uma gama de tintos (Roble, Crianza e Reserva) que representam o equilíbrio entre o potencial do terroir da região e a elegância do processo de elaboração, sem mascarar a essência da fruta, para o que contam com um parque de barricas de carvalho francês.
A adega também é proprietária do Palácio de Frontaura e Victoria, um edifício majestoso localizado no centro de Toro, que data de 1574 e tem um grande valor arquitetónico.
Os vinhos da Frontaura têm vocação para ser um fiel reflexo da sua zona. Estruturados, mas com taninos suaves, que os tornam muito agradáveis desde o momento em que chegam ao mercado. Após a fermentação, os vinhos obtidos das diferentes parcelas de vinha são ensamblados, procurando complexidade e equilíbrio.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados