-
Vinho
- Efervescente
Efervescente
O nosso extenso catálogo de vinhos sempre disponíveis
Indissoluvelmente associado a celebrações, o vinho espumante é o fiel companheiro dos brindes e dos momentos especiais que começam com o famoso som da libertação da pressão ao abrir a garrafa. No entanto, é importante ressaltar que nem todos estão cientes de que ele é uma das melhores opções para harmonizar com alimentos, pois realça o sabor dos ingredientes de maneira espetacular.
Os vinhos espumantes são aqueles aos quais foi adicionado gás dissolvido no mosto após o seu processo de vinificação. Mas como é que isso é feito? Isso é conseguido forçando uma segunda fermentação no vinho, que pode ser realizada tanto em depósitos como na própria garrafa, e isso pode ser conseguido adicionando açúcar, engarrafando o vinho antes de terminar a fermentação ou fechando a cuba de fermentação antes de terminar este processo.
Entre os vinhos espumantes, o mais vendido no mundo é o Champagne, apesar de ser também o mais exclusivo para os bolsos. É produzido na região de Champagne, a cerca de 150 quilómetros a leste de Paris. Muitos Champagne, além disso, são uma mistura de uvas de diferentes safras, embora, quando surge uma colheita excepcional, sejam chamados de "Millesim", a estes é atribuída uma safra e são produzidos exclusivamente com uvas do ano.
Em Espanha, os espumantes mais conhecidos são os cavas catalães, que, ao contrário do Champagne, são produzidos principalmente com três uvas autóctones: a Macabeo, a Xarel·lo e a Parellada, distantes da Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier com as quais se produz o Champagne. O cava possui uma acidez menor do que o champanhe, e as condições climáticas do solo mediterrânico também marcam a diferença entre ambos.