Conegliano Valdobbiadene Prosecco DOCG
O vinho já não se encontra disponível
Imagens da Bortolomiol
Localização e outras informações de interesse
Bortolomiol
Italia
Ano de fundação
1760
Documentos que datam do século XVIII mostram que existiu mesmo um Bartolomeo Bortolomiol, o antepassado que deu nome à adega e que passou a vida a cultivar vinhas nas colinas de Valdobbiadene.
Giuliano Bortolomiol foi um dos primeiros a usar o método Charmat para fazer o que hoje é conhecido como Prosecco. Por tradição de família e por vocação, Giuliano era bem jovem quando entrou na famosa Escola de Enologia de Conegliano.
Depois da guerra, e depois de ver tantos vinhedos abandonados, Guiliano teve uma ideia: o renascimento dos vinhedos da região tinha que começar por melhorar a qualidade do Prosecco e passar a ideia de que um produto local de qualidade poderia competir de igual para igual com grandes vinhos de todo o mundonbsp;
Atualmente, são as suas filhas Maria Elena, Elvira, Luisa e Guiliana que estão encarregadas de manter o espírito inovador desta adega. A inovação tecnológica, a busca e seleção das melhores uvas e a comunicação e promoção das qualidades da sua região são os três pilares básicos da Bortolomiol.
As «mulheres Bortolomiol» contam com a assessoria técnica do enólogo Gianfranco Zanon, peça fundamental na interpretação da filosofia dos seus vinhos.
A denominação de origem Valdobbiadene Prosecco Superiore DOCG abrange 15 municípios (Conegliano, Susegana, San Vendemiano, Colle Umberto, Vittorio Veneto, Cison di Valmarino, San Pietro di Feletto, Refrontolo, Pieve di Soligo, Farra di Soligo, Miane, Vidor, Follina, Tarzo, Valdobbiadene) onde é permitido usar o apelativo «Superiore».
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados