Imagens da Bodega A Tapada
Localização e outras informações de interesse
Bodega A Tapada
España
Ano de fundação
1985
Área total de vinha
10 ha.
A Tapada é uma adega da D.O. Valdeorras cuja história começa em 1985, graças aos irmãos Guitián, que impulsionaram o projeto.
Naquela época, a família começou a plantar uma vinha numa propriedade da família no município de Rubiá de Valdeorras. Hoje, a adega é gerida por Mª Carmen Guitián e a vinha é da responsabilidade do seu irmão Senén Guitián.
A propriedade ocupa uma extensão de 12 hectares, dos quais 10 são dedicados ao cultivo da variedade autóctone Godello, enquanto o resto da superfície é destinado, na sua maior parte, ao edifício de elaboração, construído em 1995. O resto é ocupado por um bosque de castanheiros centenários, localizado na parte norte da propriedade.
O solo onde se encontra a vinha está virado para sul e tem uma inclinação entre 10 e 15 por cento. As zonas mais altas são formadas por ardósias e as mais baixas são compostas por xistos e ardósias siliciosas. O solo é de cor castanha escura, com abundância de elementos grossos provenientes da rocha-mãe (ardósias).
A vinha fica a uma altitude de cerca de 500 metros, acima da média da região, que está entre os 350 e os 550 metros. O clima da propriedade é de influência atlântica com características continentais. A orientação especial da vinha proporciona à propriedade excelentes condições de insolação e temperatura, estando localizada numa região com um clima mais extremo.
A produção média de uva da propriedade ronda os 8,00 quilogramas por hectare (cerca de 2,6 quilogramas por videira), e as videiras foram plantadas em 1985 a partir de um clone muito antigo, anterior à filoxera.
A adega é uma instalação moderna projetada por Ramón Guitián e José Hidalgo. Tem a mais moderna tecnologia de elaboração para os seus vinhos brancos, e o seu design e dimensão respondem exclusivamente à elaboração da uva produzida na vinha da propriedade A Tapada. O processo de elaboração que se segue é totalmente respeitoso com o fruto, minimizando todas as operações mecânicas.
A maior parte dos vinhos fermenta em inox, enquanto uma minoria o faz em barricas de carvalho francês e americano, bem como em madeira de acácia, numa quantidade muito menor. Outra das singularidades de A Tapada é o seu caráter pioneiro no manejo de linhas em Espanha.
O enólogo Pepe Hidalgo, junto com a enóloga Ana Martín, são os responsáveis pela elaboração dos vinhos da casa desde a sua fundação, sendo responsáveis, juntamente com o falecido Ramón Guitián, pelo projeto da adega.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados