
Cervezas Daas
Feitas à mão, biológicas e sem glúten
Foram das primeiras cervejas belgas a serem certificadas como biológicas. Todos os ingredientes das suas receitas vêm de culturas que não usam pesticidas nem herbicidas.
Na cervejaria belga Daas, o mestre cervejeiro é chamado de doutor por usar a filtragem para tirar o glúten das cervejas.
É
um processo natural que não usa enzimas nem modificações prévias da cevada.
É assim que a Daas consegue que as suas cervejas fiquem bem abaixo do limite legal. Chegar a essa desglutenização não foi fácil, foi preciso passar por um longo caminho de pesquisas até chegar lá. Junto com essa preocupação em satisfazer as demandas dos celíacos e usar ingredientes biológicos, a Daas baseia a sua filosofia de elaboração na tradição. É por isso que continua usando alambiques tradicionais e caldeirões de cobre.
«The pure indulgence» é o lema deles, ligado ao gosto por manter o caráter artesanal da cerveja, com o qual contribuem para preservar uma tradição de 900 anos em Tournai, onde fica esta cervejaria belga, no condado de Henao. As suas cervejas são elaboradas através de um método que, de certa forma, é semelhante ao champenoise, uma vez que o líquido engarrafado realiza uma segunda fermentação na garrafa. Isto garante que se mantém estável durante mais tempo do que se tivesse sido pasteurizado.