Imagens da El Porvenir de Cafayate
Localização e outras informações de interesse
El Porvenir de Cafayate
Argentina
El Porvenir de Cafayate é uma adega familiar em Cafayate, na região de Salta, no noroeste da Argentina. Quem está à frente é a família Romero Marcuzzi.
Essa família começou a se envolver com o vinho há quatro décadas, a poucos quilómetros de Cafayate, e isso foi graças ao Roberto Romero, um verdadeiro pioneiro. ele lançou as bases do projeto atual, que é dirigido pela sua neta Lucía Romero e começou a ser forjado já na década de 90, quando esta família adquiriu uma adega centenária em Cafayate para a elaboração de vinhos de alta qualidade.
O Porvenir de Cafayate tem uma filosofia eminentemente familiar e enraizada no território, e é isso que define a sua viticultura. Os seus vinhos são elaborados a partir de um profundo respeito pelo seu 'terroir' e pelo meio ambiente, e são um convite a percorrer uma viagem de superação e descoberta numa das regiões mais singulares do mundo para a elaboração de vinhos de qualidade.
Cafayate é um pequeno vale isolado marcado por um clima extremo e desértico. É uma zona com grande amplitude térmica, com dias quentes e noites frias, pouca chuva e muitas horas de sol. O solo é arenoso e pedregoso, com excelente drenagem, ideal para a viticultura integrada. Mas, sem dúvida, o que mais chama a atenção nesta zona é a sua altitude, já que os vinhedos em Cafayate estão situados a uma altitude entre 1.700 e 2.500 metros acima do nível do mar, altitudes impossíveis de encontrar em países do Velho Mundo.
A adega conta com quatro grandes propriedades. A Finca El Retiro ( 1.650 msnm) tem 18 hectares e as suas vinhas têm cerca de 50 anos, sendo que nela se planta principalmente a variedade Torrontés. A Fazenda Río Seco (1.700 msnm) tem 60 hectares e é toda plantada com variedades tintas, e a idade média dos seus vinhedos é de 15 anos. A Fazenda Alto Los Cardones (1.750 msnm) tem uma extensão de 9 hectares e é uma plantação jovem exclusivamente de uva Malbec. Por último, a Fazenda Alto Los Cuises ( 1.850 msnm) é a fazenda que fica mais alta e as vinhas estão dispostas em terraços. Aqui tem 5.000 videiras de Malbec, 5.000 de Chardonnay e 1.500 de Petit Verdot, e a idade média de todas essas videiras é de menos de 10 anos.
O edifício da adega, por sua vez, está localizado no centro de Cafayate e mantém as paredes externas de adobe e , que simbolizam o respeito pela cultura local. Dentro desse recinto, ergue-se umedifício moderno de mil metros quadrados, onde é feita a vinificação das uvas, sempre utilizando a gravidade como método para manter a sua pureza. A adega conta também com um parque de 400 barricas de carvalho americano e francês, destinadas ao estágio dos vinhos da casa.
A equipa de El Porvenir de Cafayate é liderada por Lucía Romero, natural de Salta (Argentina). Lucía, junto com a californiana Heather Willens, também está à frente de um projeto vitivinícola independente, mas ligado a El Porvenir, chamado «Dos Minas», em referência às duas figuras femininas que o desenvolvem.
Além de Lucía, que exerce as funções de diretora da adega, fazem parte da equipa o enólogo Francisco Puga, grande conhecedor do Vale de Cafayate, e o engenheiro agrícola Daniel Guillén, responsável pela viticultura realizada em El Porvenir de Cafayate. Desde fevereiro de 2010, o norte-americano Paul Hobbs ( ex-Opus One) também atua como enólogo consultor da casa
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados