Imagens da Famille Michaut
Localização e outras informações de interesse
Ano de fundação
1950
Produção Total
250.000 garrafas
Área total de vinha
30 ha.
A estreita relação da família Michaut com o vinho remonta a 1950. As suas vinhas, espalhadas por alguns dos melhores terroirs da comuna de Beine, são o berço de fantásticos chablis.
Famille Michaut é o nome genérico do Domaine de la Motte e do Domaine Bernard Michaut, que inclui os segundos vinhos da casa.
Bernard Michaut, um ex-chef empreendedor que se tornou vigneron, é a alma mater do projeto, que agora dirige em parceria com o seu filho Adrien. Ambos gerem os 30 hectares de vinhas que compõem a propriedade e a partir dos quais elaboram as suas criações sob os seus dois rótulos diferentes.
A casta Chardonnay que cultivam nas suas parcelas tem a marca particular dos seus dois tipos de solos diferentes. O primeiro, conhecido como Kimmeridgiano, remonta ao Jurássico Superior e é composto por camadas muito compactas de calcário e argila, que contêm uma grande quantidade de organismos marinhos fossilizados. Estes sedimentos marinhos conferem-lhe a tipicidade que tornou os vinhos de Chablis famosos, esse perfil mineral e salino com uma acidez vibrante e persistente.
A segunda, denominada Portland, ligeiramente calcária, margosa e sem fósseis, dá origem a brancos com um carácter mais frutado e menos mineral, mas que apresentam um bom equilíbrio e redondeza, o que os torna muito acessíveis e extremamente versáteis em termos gastronómicos.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados