Imagens da Mas Perinet
Localização e outras informações de interesse
Mas Perinet
España
Ano de fundação
1998
Área total de vinha
33 ha.
As primeiras referências à propriedade onde hoje se encontra o projeto Mas Perinet datam do século XVIII, enquanto o nome da adega vem do apelido da família proprietária, de origem francesa. História No final
No final do século XIX (mais precisamente em 1894), por causa do efeito devastador da filoxera, a vinha foi abandonada na propriedade, mas graças ao trabalho de muitas pessoas, ela foi recuperada nos anos 50 com o plantio de aveleiras como alternativa à vinha.
Em 1998, com a aquisição pelos atuais proprietários, começou a recuperação da atividade vitivinícola numa das propriedades. A filosofia deles, desde então, não mudou: respeitar a tipicidade varietal da região através dos seus quatro vinhos, dois com a identidade própria da DOQ Priorato e dois com a personalidade da DO Montsant.
As 300 hectares de Mas Perinet estão situadas num ambiente privilegiado da região do Priorato, nos municípios de La Morera e Cornudella de Montsant. Das 33 hectares de vinhedos plantados, 23 estão dentro da DOQ Priorat e 10 em Montsant, e todos são propriedade da vinícola.
O solo da propriedade é formado por litosóis mais ou menos evoluídos sobre um substrato compacto de ardósia de pouca profundidade (licorella). Todas as videiras, por sua vez, estão plantadas num sistema único de socalcos, que proporciona à planta oito metros de profundidade, característica que permite à videira desenvolver as suas raízes em profundidade.
As plantações começaram em 1999, com uma filosofia de cultivo biológico. Atualmente, a altitude das plantações varia entre os 350 e os 750 metros. Quanto às variedades, são na sua maioria Cariñena, Syrah e Garnacha; enquanto que na DO Montsant, proliferam a Garnacha Blanca, Garnacha Negra e Merlot, algumas provenientes de vinhas com mais de 80 anos.
A Mas Perinet tem duas adegas, que têm estilos de construção e vinificação bem diferentes. Na adega do Priorat, optou-se por uma construção modernista e funcional, mas integrada na paisagem, equipada com as últimas tecnologias que respeitam a matéria-prima, entre as quais se destaca o trabalho por gravidade. Na adega da DO Montsant, optou-se pela construção existente, respeitando a tradição e a história.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados