
Michel Rolland
Michel Rolland, um dos enólogos mais influentes do mundo, trabalhou com adegas espalhadas por 13 países diferentes e teve uma influência notável em muitos aspetos da indústria vitivinícola em França e no mundo
No final dos anos 90, Rolland teve um papel importante na criação de um vinho que marcou a mudança dos vinhos de Rioja para a modernidade, o Cosme Palacio. Além disso, colaborou, e continua a fazê-lo, com Marqués de Cáceres, e é conhecida a sua boa relação com Carlos Falcó, a quem, nos seus inícios, aconselhou a aposta em castas então desconhecidas (Cabernet ou Petit Verdot).
The Rolland Collection
A empresa Rolland Collection é uma sociedade familiar dedicada à comercialização dos vinhos das propriedades vinícolas de Michel Rolland.
Château Pontet Canet, Angelus, Smith Haut Lafitte, L'Evangile, Les Vignobles de Bernard Magrez são alguns dos projetos em que ele atua como consultor enológico. É dono de várias adegas em quatro países, entre elas Le Bon Pasteur em Pomerol, Rolland Maillet, um Grand Cru de Saint-Emilion proveniente das parcelas situadas em Maillet, e elaborado por concessão especial no próprio Ch. Le Bon Pasteur, Fontenil em Fonsac ou La Grande Clotte Rouge em Lussac Saint-Emilion.
Em Espanha, tem duas adegas em parceria com François Lurton, onde faz dois vinhos: Campo Eliseo e Campo Alegre. Na Argentina, também tem as adegas Valdeflores, Mariflor e a salteña Yacochuya.