Descrição

Este branco segue o mesmo padrão da Verdeal de elaborar todo o processo de vinificação, desde o campo até à adega , seguindo os parâmetros biológicos e ecológicos, mas, nesta ocasião, com a segunda uva mais utilizada em Rueda, a Sauvignon blanc. Muito frutado, fresco e com um toque guloso, é perfeito para beber sozinho ou acompanhado de uma grande variedade de pratos

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Sauvignon blanc
Origem
Rueda
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor amarela acinzentada de intensidade média. Limpo e brilhante.
Nariz
De intensidade aromática elevada, com um aroma potente a frutas tropicais (maracujá, fruta da paixão) e notas cítricas de lima que lhe conferem frescura assim que o vinho é aproximado do nariz. Num segundo momento, os aromas varietais do Sauvignon surgem sob a forma vegetal e de folha de figueira.
Boca
Muito fresco e equilibrado, destaca-se pelo seu volume e gordura, que lhe conferem um final muito longo. Em suma, estamos perante um branco com muito sabor e notas fundamentalmente herbáceas.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas cultivadas de forma biológica desde a plantação.
Idade
Vinhas com cerca de 20 anos.
Clima
Continental. 2024 em La Seca foi marcado por um inverno seco e ameno que antecipou ligeiramente a brotação. A primavera trouxe chuvas moderadas que beneficiaram a vinha sem comprometer a sua saúde. O verão foi quente e seco, com noites frescas que favoreceram uma maturação lenta e equilibrada, fundamental para preservar a acidez e desenvolver o perfil aromático das variedades brancas.
Colheita
A vindima manual começou no início de setembro com uma seleção cuidadosa, especialmente nas parcelas mais antigas. O Sauvignon branco apresentou notas de lima, frutas tropicais e buxo. Em resumo, 2024 foi uma colheita de baixos rendimentos, mas de grande qualidade, que oferece vinhos vibrantes, precisos e com excelente expressão varietal.
Vinificação
A elaboração incluiu um longo desfangado, aumentando o contacto das substâncias peliculares com o mosto e incrementando assim os precursores aromáticos naturais da uva.
Envelhecimento
Após a fermentação, os vinhos permanecem por um período de tempo em contacto com as borras finas, para aumentar as características estruturais do vinho, conferindo-lhe ácidos gordos e sensações em boca mais amplas e glicéricas.