Descrição

Primeira colheita engarrafada nas novas instalações do Château Grand-Puy Ducasse, no cais de Pauillac. Curiosamente, é também a primeira colheita a incluir uma pequena percentagem de Petit verdot no conjunto, o suficiente para lhe conferir elegantes notas de violetas e um toque de especiarias característico desta casta. A grande variedade de solos da vinha (até 11 diferentes) faz deste vinho o mais representativo da diversidade de terroirs da denominação. 

A entrega deste vinho está prevista para o segundo trimestre de 2025.

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
14.5% vol.
Variedade
58% Cabernet sauvignon, 40% Merlot, 2% Petit verdot
Origem
Pauillac

Prova

Temperatura de servir
É recomendado servi-lo a 16 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
As vinhas certificadas organicamente da vindima de 2020 distribuem-se por até 60 pequenas parcelas com 11 tipos de solo diferentes.
Clima
O ano de 2022 foi marcado por um outono seco e frio, que deu lugar a um inverno suave e húmido, garantindo uma vindima precoce. A primavera e o verão foram excecionalmente quentes e secos, e serão lembrados por isso, embora as vinhas tenham resistido perfeitamente. Felizmente, a vinha do Château Grand-Puy Ducasse não só não foi afetada pela tempestade de granizo ocorrida em Bordéus a 20 de junho, como também beneficiou dos poucos aguaceiros que a acompanharam. Em suma, após o estresse vivido em 2021, este ano foi muito mais suave em termos de ameaça de doenças desde a floração até o pintor. A vindima decorreu em condições climatéricas ideais. Embora a falta generalizada de precipitação tenha reduzido significativamente os rendimentos, não prejudicou a qualidade excecional das uvas, que tinham todas as condições para proporcionar uma grande colheita.
Rendimento
36 hectolitros por hectare.
Colheita
Vindima manual da Merlot de 12 a 21 de Setembro, da Cabernet sauvignon de 21 a 28 de Setembro e da Petit verdot a 21 de Setembro. As uvas são colhidas em caixas, após uma primeira seleção na vinha.
Envelhecimento
Estágio previsto de 18 meses em barricas de carvalho francês.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

The blackcurrants and lead pencil come through clearly here with crushed-stone undertones that follow through to a full body with a solid core of fruit that is defined and polished. It’s velvety but then turns to refined silk with a lovely finish. Please give this at least four or five years to soften and open.

Decanter:

Ripe and filling, the blackcurrant and black cherry fruit is ripe and fleshy, a nice chewy sensation on the palate as well as cool blue fruit and chalky, minty, liquorice laced edges with fresh mint and crushed stones which give the minerality and the sense of gravel. I like the powerful undertone here, this has structure and backbone and a real drive as well as a sense of stateliness. Quiet, less overtly lively than some, more strict but also more serious in a good way. Tasted twice.

Wine Enthusiast:

94-96 Barrel sample. This estate, whose chateau is in the main street of Pauillac, has produced a finely textured wine with rich tannins and a powerful structure. Its black-currant flavors are a fine layer of fruit and acidity.