Descrição

"A melhor expressão do terroir de Puente Alto". É assim que a Concha y de Toro apresenta a nova colheita de Don Melchor e, a julgar pelas pontuações elevadas obtidas pelos críticos, não exageram. Complexidade aromática, grande frescura, textura aveludada e um final muito longo e persistente são as principais credenciais deste tinto, que reúne toda a elegância e potência da denominação chilena e promete uma longa vida pela frente graças ao seu excepcional potencial de guarda

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
15.0% vol.
Variedade
95% Cabernet sauvignon, 3% Cabernet franc, 1% Merlot, 1% Petit verdot
Origem
Puente Alto

Prova

Vista
De cor violeta profunda.
Nariz
Grande intensidade e complexidade aromática, com frutos vermelhos acompanhados por delicadas notas florais de violetas
Boca
Vinho saboroso, de ataque suave, que depois revela uma grande frescura, juntamente com a elegância e a potência características de Puente Alto. Apresenta textura aveludada, corpo exuberante e um final muito longo e persistente.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.

Vinha e preparação

Nome
Viñedo Don Melchor.
Descrição
Situada no sopé da cordilheira dos Andes, esta parcela de vinhas antigas estende-se na margem norte do rio Maipo, a 650 metros acima do nível do mar.
Tamanho
125 hectares.
Idade
66% da vinha foi plantada entre 1979 e 1992. Os restantes 21% foram plantados entre 2004 e 2022.
Solo
Nos primeiros 30 centímetros, o solo é franco; em profundidade, há uma grande quantidade de pedras. Esta composição garante uma boa drenagem e baixa fertilidade, o que restringe o crescimento vegetativo das plantas e favorece a acumulação e maturação de compostos fenólicos, fundamentais para a elaboração de grandes vinhos tintos.
Clima
A estação foi caracterizada por temperaturas muito equilibradas, com condições climáticas que favoreceram um desenvolvimento harmonioso da videira e, posteriormente, uma maturação ideal dos cachos. A primavera e o início do verão apresentaram temperaturas ligeiramente superiores ao habitual.
Colheita
Vindima manual entre 17 de março e 5 de maio.
Vinificação
A fermentação foi realizada em tanques de inox e durou de 8 a 10 dias, com temperaturas entre 24 e 26 °C. Durante a primeira metade do processo, foram realizadas três remontagens diárias, mobilizando um volume completo de vinho; posteriormente, estas foram reduzidas para metade ou um terço no final da fermentação. Concluído este período, o tanque foi hermeticamente fechado para uma maceração de aproximadamente uma semana, a temperaturas de 23 a 25 °C, com o objetivo de obter uma extração de taninos mais suaves.
Envelhecimento
Estágio de 15 meses em barricas de carvalho francês (72% novas e 28% de segundo uso). Em julho, todos os vinhos são degustados e selecionados para compor a mistura final, que posteriormente é novamente transfegada para barricas para completar o seu estágio antes do engarrafamento.
Engarrafamento
Em dezembro de 2023.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Blackcurrants, cassis and graphite on the nose. Pure and fragrant. Full-bodied with superb density and tannins that are so polished. The texture is like touching a silk ball. Its finish is very long and compact with slightly chewy tannins, but it will come together beautifully with time in the bottle. Try after 2028.