Descrição

Altitude e vinhas velhas combinam na perfeição na zona do Alto Najerilla para nos oferecer um branco envolvente e enérgico. Mais uma prova do trabalho de recuperação da autêntica essência riojana empreendido pela Hacienda López de Haro.&nbsp

Detalhes do produto

Tipo
Branco
Colheita
2023
Álcool
12.5% vol.
Variedade
Viura, Malvasía, Garnacha blanca, Tempranillo blanco, Maturana blanca, Chardonnay
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor amarelo palha, super claro e brilhante.
Nariz
Com uma intensidade aromática notável, apresenta sensações doces de flores brancas acompanhadas de frutos de caroço, especialmente casca de pêssego, juntamente com leves notas de frutos maduros com semente. Estas fragrâncias mais ligadas ao 'terroir' juntam-se a um fundo de especiarias doces e mel, onde se destaca a cremosidade da baunilha e os tons de padaria originados durante o estágio em barricas de carvalho europeu. Trata-se de um nariz muito perfumado, complexo e agradável.
Boca
Mostra uma grande amplitude na entrada, com sensações glicéricas e envolventes. A acidez em segundo plano conduz-o sem arestas, mas dando-lhe a profundidade e energia suficientes que caracterizam os vinhos do Alto Najerilla. Com final longo, apresenta leves tons de giz e um ligeiro amargor acompanhado pelas sensações táteis do carvalho, que prolongam ainda mais o seu enorme percurso em boca e lhe conferem uma personalidade especial. No retronasal, apresenta certos matizes de bosque, tabaco e notas ligeiramente herbáceas e de plantas aromáticas que lhe conferem uma quarta dimensão.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Parcelas localizadas em Badarán (Alto Najerilla), a mais de 600 metros de altitude. Aproximadamente metade das uvas vem de vinhas velhas, onde encontramos principalmente Viura e algumas cepas de Malvasia. A outra metade das uvas cresce em plantações mais jovens que combinam diferentes variedades: Garnacha branca, Tempranillo branco, Maturana branca e Chardonnay.
Solo
Ferrosos argilosos.
Clima
Um ano seco em geral, mas bem variado, com períodos de seca e calor misturados com ciclos de chuva e temperaturas mais frescas. As chuvas de setembro chegaram na hora certa para ajudar na maturação e conseguir uvas saudáveis e equilibradas.
Colheita
Vindima manual na segunda quinzena de setembro.
Vinificação
12 dias de maceração. Fermentação controlada a menos de 25 °C.
Envelhecimento
Estágio de quatro meses em barricas de carvalho francês e do Leste Europeu de segundo e terceiro uso.