Rioja
Os vinhos melhor avaliados pelos críticos
A mágica Rioja é uma região que possui até oito tipos diferentes de habitats e uma diversidade paisagística notável, que abrange desde ecossistemas de alta montanha, florestas húmidas e pastagens nas montanhas de La Rioja Alta, até locais semiáridos nos vales de La Rioja Baja.Rioja Alta, até encraves semiáridos nos vales de La Rioja Baja. Estes são ainda mais enriquecidos pelo relevo de colinas, declives e terraços cobertos pelos vinhedos de La Rioja Alavesa, que conferem à região uma personalidade única e complexa.
Os vinhos de La Rioja surgiram na sequência da epidemia de filoxera que devastou as vinhas francesas, em particular as de Bordéus. Os comerciantes de Bordéus, incapazes de satisfazer a procura do mercado, chegaram a La Rioja em busca de vinhas que não tivessem sido afetadas pela filoxera e, de alguma forma, transferiram as técnicas francesas de elaboração. É por esta razão que se costuma dizer que os Rioja são os vinhos com maior influência francesa em Espanha.
Os seus vinhos caracterizam-se por serem extremamente adequados para o envelhecimento. E isto apesar de existirem duas grandes correntes em Rioja: os vinhos de corte mais clássico, com longos estágios em barricas americanas usadas, muito boa acidez e onde a madeira prevalece sobre a fruta;
e
os de corte moderno, com estágios mais curtos em madeiras novas, caracterizados por terem uma cor mais marcante e maior intensidade e presença frutada
agora essa diferenciação ou se difuminou notavelmente com o passar do tempo ou deu lugar a propostas muito específicas, os riojas de autor, os rioja de terroir ou o regresso às origens.