Descrição

Roda é uma das casas mais conceituadas de Haro e da denominação de origem Rioja. Elabora este tinto desde 2008. A sua coupage de Tempranillo, complementada com uma pequena quantidade de Garnacha, torna-o um vinho muito frutado no nariz, sedoso e fácil de beber. Esta colheita de perfil atlântico destaca-se pela sua frescura

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
13.5% vol.
Variedade
95% Tempranillo, 5% Garnacha
Origem
Rioja

Prova

Vista
É um vinho de densidade alta, com tonalidade vermelho cereja e borda vermelha viva. A cor é mais intensa do que o habitual.
Nariz
Muito intenso e frutado, com perfil de frutos vermelhos, incluindo algumas notas de frutos pretos no fundo. Recorda a cereja bem madura. A madeira é quase impercetível, a fruta domina o aroma neste momento. Frescura e ervas aromáticas da sombra juntam-se ao aroma da terra do sub-bosque.
Boca
Possui um bom volume, superior ao habitual. A frescura é evidente e está repleto de frutos vermelhos bem maduros. Sensação de cerejas na época e sabor da polpa da cereja que adere ao caroço. Possui bons taninos, algo presentes neste momento. É muito longo em boca e deixa a lembrança de frutos maduros e frescos ao mesmo tempo.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 14 e 16 ºC, embora seja possível servir a uma temperatura semelhante à dos vinhos brancos.
Combinação
É excelente para acompanhar entradas e combina perfeitamente com peixe. É ideal como vinho a copo para acompanhar petiscos ou tapas.

Vinha e preparação

Descrição
Viticultura sustentável em vinhas em vaso.
Tamanho
120 hectares.
Idade
Entre 15 e 30 anos.
Clima
Para compreender esta colheita, é fundamental recordar a anterior, a de 2022, como uma das mais secas da história da RODA, com 396 mm de precipitação, e como a mais quente, com uma integral térmica até então desconhecida. As reservas no solo eram escassas e as chuvas de inverno não chegavam. A brotação foi fraca, quase sem chorada prévia. Houve uma forte geada em Cubillas com botões prestes a brotar. As videiras foram afetadas e os primeiros calores chegaram mais cedo, já em abril. Praticamente não choveu até junho, quando foram registados cerca de 100 mm, acompanhados de tempestades de granizo. As granizadas afetaram todas as nossas vinhas, com danos entre 10% e 40%. Felizmente, por ter sido granizo precoce, não afetou a qualidade da uva, mas sim a quantidade. Depois de junho, continuou sem chover durante todo o verão, com ondas de calor sucessivas, chegando ao final de agosto, na quarta onda, a ultrapassar os 42 graus de temperatura. Choveu em setembro, atrasando as vindimas.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Fermentação alcoólica e malolática espontâneas em cubas de carvalho francês.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em barricas, 100% carvalho francês seminovo.
Engarrafamento
Clarificação com albumina.