Descrição

A família Antinori elaborou este vinho pela primeira vez em 1978, com uma mistura inicial de Cabernet sauvignon e uma percentagem menor de Cabernet franc. Nas colheitas seguintes, exceto em 1979, incorporou-se a Sangiovese ao 'coupage'. Tal como é agora, este vinho é um espetáculo incrível que impressiona todos os sentidos. Obriga a manter a atenção nele até terminar a garrafa. Um vinho muito bem estruturado, com grande potencial de guarda, se for bem tratado.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.5% vol.
Variedade
70% Cabernet sauvignon, 15% Sangiovese, 15% Cabernet franc
Origem
Toscana IGT

Prova

Vista
De cor vermelho rubi intenso.
Nariz
Apresenta um rico bouquet de intensas notas de frutos pretos maduros, em particular mirtilos e groselhas pretas, que se fundem na perfeição com agradáveis matizes de flores secas e lavanda, acompanhadas por delicados toques especiados de pimenta branca e balsâmicos de menta e eucalipto, e tons doces bem integrados de chocolate branco, algodão doce e frutos secos
Boca
Vinho envolvente e cremoso, com taninos suaves e sedosos que culminam num final muito elegante, longo e persistente. Agradável sabor residual que lembra alcaçuz, juntamente com notas florais e especiadas que já foram detectadas anteriormente no nariz e agora acentuam o final.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.

Vinha e preparação

Nome
Solaia.
Descrição
Trata-se de uma parte da vinha de Tignanello, com orientação sudoeste, situada a 350-400 metros de altitude.
Tamanho
20 hectares.
Solo
Terreno rochoso de «alberese» (calcário duro) e «galestro» (argila calcária escamosa).
Clima
O período de 2020 na região de Chianti Classico começou com um inverno ameno e seco, sendo que apenas no final de março a área foi afetada por uma breve onda de frio. Essas condições climáticas propiciaram uma brotação precoce nas vinhas da propriedade. A primavera foi bastante chuvosa e as temperaturas amenas. Os meses de verão foram quentes, com chuvas ocasionais que garantiram um crescimento e desenvolvimento ideais dos cachos. Em setembro, quando a colheita começou, registaram-se chuvas leves, principalmente no final do mês, que favoreceram uma fase de maturação gradual, permitindo que os frutos atingissem a sua maturação máxima
Colheita
A vindima iniciou-se no final de setembro com a Cabernet franc, continuou com a Sangiovese e foi concluída a 10 de outubro com a Cabernet sauvignon.
Vinificação
Desengace dos cachos e passagem por uma meticulosa mesa de seleção. Prensagem delicada e trasfega por gravidade para tanques de fermentação troncocónicos com capacidade para 60 hectolitros, onde permanece com as peles. Malolática após a separação do vinho e das peles.
Envelhecimento
Estágio de 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Os diferentes lotes foram envelhecidos separadamente, depois misturados e reintroduzidos em barricas para completar o processo de envelhecimento.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Subtle and beautiful on the nose with currants, flowers and light sage aromas that follow through to a full body with ultra-fine tannins and a long and flavorful finish. Extremely polished and poised. Classy. Best after 2028.

The Wine Advocate:

Inky dark in appearance, the 2020 Solaia is mostly Cabernet Sauvignon with smaller percentages of Cabernet Franc and Sangiovese. This vintage unfolds to exuberant richness and thick layers of blackberry and plum. The tannins are sweet and expertly crafted, adding both depth and fruit weight. The 2020 vintage is quite bold, and it plays its best cards in terms of texture and mouthfeel. It’s a bigger, more accessible wine compared to the last two vintages on the market. Spice, toasted coffee bean and more dark fruit color this full-bodied Tuscan red.