Descrição

A ferrovia foi super importante pro desenvolvimento econômico de Rioja e do setor vinícola. A Hacienda López de Haro presta homenagem com o rótulo deste vinho ao maquinista, vestido com o seu uniforme de trabalho, que foi uma figura fundamental para a região. Com um perfil aromático super complexo e um sabor tão subtil quanto fino, este coupage de Tempranillo e Garnacha promete proporcionar-nos grandes doses de prazer

Detalhes do produto

Tipo
Tinto - Gran Reserva
Colheita
2005
Álcool
14.0% vol.
Variedade
Tempranillo, Garnacha
Origem
Rioja

Prova

Vista
Mantém uma boa intensidade apesar da sua longa vida. Predominam os tons telha na borda com o reflexo vivo dos tons cereja que tinha na sua juventude.
Nariz
Destacam-se as notas especiadas e de alcaçuz. É um vinho muito complexo e de grande intensidade, que também reflete um caráter balsâmico com notas de eucalipto e violetas. O longo estágio confere-lhe aromas de raízes e folhas secas, entrelaçados com notas de tabaco, baunilha e frutos secos provenientes da barrica.
Boca
Tem uma grande intensidade, sustentada por uma estrutura robusta, mas com sensações táteis muito agradáveis. O início é doce e envolvente, dando lugar a um paladar com boa acidez e um ligeiro amargor final que gera um final de boca cheio de matizes. Um vinho domado pelo tempo numa colheita com grande maturidade.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 17 e 18 ºC.
Consumo
Até 2028 se estiver em ótimas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas velhas em vaso, algumas plantadas em quadro ou em quadro real logo depois da invasão da filoxera.
Idade
90 anos.
Solo
Arcillo-calcários.
Clima
Excelente colheita, uma das melhores das últimas décadas em Rioja, graças a um clima super favorável. O inverno não foi muito chuvoso, nem a primavera, mas as chuvas chegaram nos momentos certos do ciclo e, na vindima, o estado sanitário da uva estava incrível.
Colheita
Vindima manual e escalonada durante a primeira quinzena de outubro, de acordo com o momento ideal de maturação: primeiro colhemos a Tempranillo e depois a Garnacha.
Vinificação
Cada variedade e encrave foram fermentados separadamente em depósitos de aço, sempre com as leveduras próprias da uva e com uma fermentação maloláctica espontânea. Temperaturas de fermentação habituais (25 ºC), com macerações curtas e muito respeitosas.
Envelhecimento
Crianza de três anos e meio em barricas bordalesas de carvalho francês, metade novas e metade usadas. Depois, é feito o lote para terminar o seu afinamento durante uma longa permanência na garrafeira.