Descrição

Um singular espumante de Rioja elaborado inteiramente com a casta Garnacha, segundo o método tradicional. Afasta-se das produções em massa e grande parte é importada, pelo que não é fácil encontrá-lo. É um vinho que não deixa ninguém indiferente e que surpreende pela sua complexidade aromática e persistência, num sinal inequívoco de grande qualidade.

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Cava
Colheita
2021
Álcool
12.0% vol.
Variedade
100% Garnacha
Origem
Cava

Prova

Vista
De cor rosa salmão brilhante e pálida, apresenta uma coluna de bolhas finas que denotam uma fermentação lenta e uma elaboração cuidadosa.
Nariz
Apresenta uma intensidade aromática média-alta e complexidade, destacando aromas a iogurte de morango, frutos vermelhos, um pouco de amora e citrinos, com um final a padaria.
Boca
Possui uma entrada muito agradável, onde se destaca a acidez média-alta com grande comprimento e complexidade. No final, reaparece a riqueza aromática antecipada no nariz, marcada por notas de frutos vermelhos e cítricos.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C.
Consumo
Ótimo desde o momento da compra e durante os próximos 2 anos.
Combinação
Ibéricos e aperitivos, peixes, mariscos e pratos de arroz.

Vinha e preparação

Solo
Argiloso-ferroso e pobre em matéria orgânica.
Colheita
Vindima manual e transporte para a adega em caixas de 200 kg em camiões refrigerados.
Vinificação
Prensagem direta, fermentação do vinho base em pequenos depósitos com controlo de temperatura a 14-15 °C para manter todo o potencial aromático da casta Garnacha. Após a fermentação alcoólica, permanece com as suas borras durante 4 meses, conferindo-lhe o volume na boca tão necessário nos espumantes de alta qualidade. Após o tirage, realiza-se uma segunda fermentação em garrafa durante 4 meses a 12 °C.
Envelhecimento
Crianza de um mínimo de 36 meses em rima, antes do 'dégorgement', sempre conservado a baixa temperatura para manter a máxima frescura e riqueza aromática.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

The sparkling 2021 Conde de Haro Brut Rosé, produced with Garnacha refermented in bottle and kept with lees for no less than 18 months, is clean and expressive, with a vibrant palate. I don't know why, but I prefer the rosé to the white. It's pale and nuanced, elegant and very fresh. 26,000 bottles produced. This was bottled in March 2022 and disgorged in December 2023. - Luis Gutiérrez.