Descrição

Um reserva ribeirinho em que se integram na perfeição as notas de fruta e as sensações tostadas, achocolatadas e de especiarias doces que deixa a madeira de carvalho. Suave, sedoso, polido e cheio de elegância, mas não isento de vigor e vivacidade.

Nas palavras do seu autor, «a colheita de 2018 proporcionou-nos condições ideais para um ciclo positivo e de fácil gestão. E quando chegou a vindima, tínhamos tudo a nosso favor para colher uma uva cheia de energia franca e viva.»

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto - Reserva
Colheita
2018
Álcool
14.5% vol.
Produção
9.563 garrafas.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor vermelha intensa.
Nariz
Aroma a frutos pretos, balsâmicos, chocolate e ligeiramente tostados.
Boca
Saboroso, com destaque para a carnuda e o volume envoltos numa atmosfera fresca e limpa que deixa uma agradável sensação vínica, rematada por taninos polidos e suaves.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 16 e 18 ºC.
Combinação
Carnes assadas, guisados de carne e legumes, pratos de caça, charcutaria ibérica e queijos.

Vinha e preparação

Nome
Parcela Fuentelún
Descrição
Vinhas viradas para norte e sul, tratadas de acordo com os parâmetros biodinâmicos e plantadas a uma altitude de 700 metros. Agricultura biológica. Plantação em espaldeira. Certificação biológica na vinha.
Tamanho
7 hectares.
Idade
40 anos.
Solo
Areia, argila e lodo.
Clima
Continental. Depois de um inverno rigoroso, bem típico do planalto do Douro, veio uma primavera chuvosa, com 115 litros só em maio. A brotação em Fuentelún foi geral entre os dias 17 e 22 desse mês. Num período especialmente sensível, os tratamentos biodinâmicos com mil-folhas e sílica ajudaram a limitar as perdas de brotos por geadas tardias. Em junho, impôs-se uma longa bonança que tornou muito confortável o trabalho com a vegetação. A poda em verde, a desbastagem e a desfolha mantiveram-nos ativos até meados de agosto. O tratamento 501 e as aplicações justas de soro e enxofre garantiram a saúde da vinha, que chegou ao pintor em excelente estado sanitário. O verão castelhano terminou com um setembro quente e seco, seguido de algumas primeiras noites de outono bem frias, que ajudaram a concentrar os aromas e a cor da uva.
Rendimento
4.500 quilos por hectare.
Colheita
A vindima manual foi em 11 de outubro de 2018, com uvas de alta qualidade. Assim que terminou, o tempo mudou: choveu em 25 de outubro e a primeira geada caiu no dia 29, o que deu início ao merecido descanso das videiras.
Vinificação
Elaboração limpa e simples. Desengace suave. Fermentação em barricas
de carvalho francês de 500 litros.
Envelhecimento
Estágio de 20 meses em barricas de carvalho francês seguindo o sistema de terços: 1/3 novo, 1/3 de um uso e o terço restante de dois usos.

Avaliação dos especialistas

Decanter:

A complex, muscular and evolved style with notes of leather, sandalwood, cigar and cranberry, pronounced ripe, drying tannins and a long, complex, savoury finish.

Tim Atkin:

Described by Sergio Ávila as a "perfect year", 2018 was indeed special in Ribera del Duero. Using Tinto Fino grapes from three parcels on sand and clay, Fuentelun is a Ribera del Duero with a mild French accent, showing coffee bean aromas from one-third new wood, glossy tannins, flavours of cassis and tobacco leaf and a hint of subtle, meaty reduction. 2024-32