Descrição

Vinho com matizes pouco comuns para o que é habitual nesta denominação de origem. O excelente trabalho com borras na adega permite que a Verdelho se expresse mais além das suas típicas notas florais e frutadas e chegue a atingir registros minerais e até toques empireumáticos (fumo, tabaco e derivados). Um branco com uma relação qualidade-preço excelente que cativará tanto os adeptos desta variedade como aqueles que normalmente não estão tão entusiasmados com ela.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2019
Álcool
12.5% vol.
Variedade
100% Verdejo
Origem
Rueda

Prova

Vista
Cor amarelo limão com reflexos verdes esmeralda, limpo, brilhante e muito glicerinado.
Nariz
Conjunto aromático limpo e franco, de alta intensidade, que realça as notas de damasco, pêssego, funcho, casca de amêndoa verde, anis e fruta fresca. Sugestões de feno recém-cortado e leves toques de fumo misturados com notas minerais.
Boca
Entrada aveludada e sedosa. A acidez equilibrada proporciona frescura e nervo. É longo e saboroso, de sabor residual frutado.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.
Combinação
Marisco fresco, peixes brancos, arrozes, massas gratinadas e carnes brancas.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha plantada a 750 metros acima do nível do mar.
Solo
Aluvial.
Clima
Continental. Depois de um ano extraordinariamente seco, 2019 foi um daqueles poucos anos em que a adega teve de utilizar o sistema de irrigação, (como aconteceu em 2012). Isto permitiu obter uma uva fresca e equilibrada, cheia de nuances, ainda que com rendimentos mais baixos. Os vinhos, como convém a uma vindima seca, foram concentrados, cheios de matizes e com grande capacidade de envelhecimento.
Colheita
A colheita foi realizada durante a segunda semana de setembro de 2019.
Vinificação
Fermentação em depósitos de aço inoxidável com controlo de temperatura. Maceração de 35 dias.
Envelhecimento
Envelhecimento de 5 meses com borras, com removido semanal.
Engarrafamento
Em fevereiro de 2020.