Descrição

Jon Zubeldia e a sua equipa usam a incrível Hondarrabi zuri do vale de Ayala para mostrar a sua nova versão do Malkoa, um txakoli de edição limitada com um toque atlântico. É um branco complexo, com notas aromáticas balsâmicas e de toranja e um final longo, potente, fresco e estruturado

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2017
Álcool
12.5% vol.
Variedade
100% Hondarrabi zuri
Origem
Txakoli de Álava

Prova

Nariz
Grande complexidade, com aromas especiados e balsâmicos, com notas dominantes cítricas (toranja) e ervas aromáticas frescas.
Boca
Vinho com um caráter atlântico bem marcado, muito longo, fresco, potente e estruturado, podendo envelhecer muitos anos em garrafa.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 9 e 12 ºC e em copos amplos.
Combinação
Ideal com frutos do mar crus (ouriços, ostras, tártaro de atum, caviar), pouco cozidos (percebes, vieiras, camarões vermelhos, camarões vermelhos grandes) e grelhados (rodaballo, rei, dourada, cogote de bacalhau, polvo).

Vinha e preparação

Descrição
Vinhedo próprio de uma única parcela cultivada de acordo com uma viticultura de produção integrada e respeitosa com o meio ambiente.
Idade
Plantado em 1996.
Solo
Arcillo-calcário.
Clima
Atlântico com forte influência do microclima do vale de Ayala.
Colheita
Vindima manual em pequenas caixas.
Vinificação
Elaborado com uvas bem maduras. Depois de vinificado, o txakoli ficou 20 meses em depósito ovoide de betão, onde as suas leveduras se movimentavam espontaneamente dentro de um espaço sem arestas e com a ajuda da oscilação térmica diária entre o dia e a noite. Durante esse tempo, o vinho se autoestabilizou, ganhando volume em boca, integrando os demais componentes e passando depois para a garrafa com um estágio que completa seu afinamento.

Avaliação dos especialistas

Decanter:

Single-vineyard wine from Alava, distilling the ambition of luxury Txakoli. Careful grape selection, long ageing (20 months) in concrete vats, in contact with the lees. Round and firm, quite atypical for Txakoli, with ripe fruit aromas, bready and honey hints. Quite powerful, despite moderate alcohol. Very good in its more international style. (Pedro Ballesteros Torres MW)