Descrição

A Sauvignon branca foi introduzida pelo Marqués de Riscal em Rueda em 1974, sendo uma das adegas pioneiras em conseguir que esta variedade se enraizasse perfeitamente na região. O resultado, quase 50 anos depois, é um branco 100% orgânico de grande intensidade aromática, muito equilibrado e muito mineral. Adequado para veganos

Detalhes do produto

Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
12.9% vol.
Variedade
100% Sauvignon blanc
Origem
Rueda
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
De cor amarelo pálido com reflexos esverdeados.
Nariz
Muito complexo, com notas de ervas frescas, citrinos e frutas tropicais como ananás e melão. Também se sente um agradável fundo mineral.
Boca
Sensação fresca e aromática e um final limpo e persistente.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.
Combinação
Ideal para acompanhar mariscos de todos os tipos e massas. Perfeito para o aperitivo.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhedo com certificação biológica desde 2018.
Tamanho
70 hectares.
Idade
Mais de 25 anos.
Clima
Tal como na campanha anterior, as temperaturas de inverno foram suaves, com destaque apenas para alguns dias de geadas significativas no final de dezembro e janeiro. O início do ciclo foi antecipado, observando-se os primeiros vinhedos em brotação durante a última semana de março. Praticamente após um mês de desenvolvimento, a 23 de abril, ocorreu uma geada que causou graves danos em muitas zonas da D.O. Nas zonas de maior altitude, muitas vinhas sofreram uma perda total da colheita, enquanto noutras de menor altitude as reduções de produção foram muito variáveis, dependendo de fatores como o tipo de solo ou a topografia da parcela. Os meses de maio e junho foram um pouco mais frescos do que o normal, enquanto julho e agosto foram mais quentes.
Colheita
Começou no dia 29 de agosto e acabou 30 dias depois.
Vinificação
Depois de um tempo de maceração a frio e depois de extrair e clarificar o mosto, a fermentação lenta rola a uma temperatura controlada para proteger os aromas primários tão característicos dessa variedade.
Envelhecimento
Depois de terminar a fermentação, o vinho fica em contacto com as suas borras finas, para aumentar a sensação de volume em boca e melhorar a sua capacidade de envelhecimento.