Descrição

O Rosal e Salnés são as duas subzonas mais prestigiadas da D.O. Rías Baixas e o berço deste branco sem estágio em barrica da Lagar de Cervera. Elaborado a partir das variedades Albariño, Caiño, Loureiro e Treixadura, este coupage é muito aromático e fresco. É ideal para acompanhar aperitivos, marisco, pratos de arroz com peixe e queijos frescos, entre outros

Detalhes do produto

Tipo
Branco
Colheita
2022
Álcool
12.5% vol.
Subzona
O Rosal e O Salnés
Variedade
54% Albariño, 35% Loureiro, 6% Treixadura, 5% Caiño blanco
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Muito limpo e brilhante, de cor amarelo esverdeado e matizes dourados.
Nariz
Muito intenso e persistente, com destaque para os aromas a flores brancas, bem como notas de casca de toranja e frutas tropicais, como a ananás.
Boca
Fresco, com boa estrutura e muito equilibrado. Retronasal prolongado que lembra as variedades próprias das uvas do 'coupage'.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.
Combinação
Aperitivos, marisco e peixe. Recomendado com queijos suaves, comida oriental, arroz, massa e aves.

Vinha e preparação

Nome
Fincas Silvosa y Viñadeiro.
Clima
Atlântico. A primavera foi mais seca e quente do que o normal, com um verão super seco e quente. Menos influência do Atlântico do que nos anos anteriores.
Vinificação
Depois de esfriar e macerar, o vinho é prensado numa atmosfera inerte com nitrogénio para evitar oxidação. Depois de desfangado, o mosto limpo fermenta a 15 ºC. Nesta colheita, 50% do vinho Albariño passou pela fermentação malolática. Em cada variedade, todos os processos são feitos separadamente até ao «coupage» final antes do engarrafamento. Até lá, o vinho é guardado com as suas borras finas que, através de agitações periódicas, são mantidas em suspensão, conferindo complexidade.
Envelhecimento
O vinho foi guardado até ser engarrafado com as suas borras finas que, através de agitações periódicas, foram mantidas em suspensão, dando complexidade ao vinho.