Descrição

É um dos tintos de produção mais limitada da Resalte, e é elaborado apenas nas colheitas de melhor qualidade. Vem de vinhas com mais de meio século, localizadas nos municípios burgaleses de Fuentenebro, Pedrosa e La Aguilera, que expressam um perfil de vinho diferente do resto da gama. Potente e ao mesmo tempo cheio de requinte e elegância, se lhe der tempo, vai surpreendê-lo também pela sua excelente capacidade de envelhecimento

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor cereja com borda granada.
Nariz
Predominam os aromas de fruta madura, chocolate, carvalho cremoso, ervas secas do monte e especiarias doces.
Boca
Saboroso, varietal, com muita fruta madura, boa acidez e taninos maduros.
Temperatura de servir
Entre 16 e 18 °C.
Consumo
Até 2028, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha em vaso, localizada principalmente em áreas onde se pratica uma viticultura que respeita a planta e o solo, minimizando os tratamentos sanitários.
Idade
Mais de 50 anos, em média.
Clima
O outono e o inverno foram bem frios e, principalmente, chuvosos. A primavera continuou assim, atrasando a brotação em pelo menos 10 dias em relação ao normal e exigindo muito trabalho na vinha para evitar possíveis problemas com o míldio. No fim das contas, isso quase não afetou a safra, graças ao trabalho dos viticultores. O verão, com exceção de algumas semanas com mais de 40 °C, não foi muito quente e a vinha desenvolveu-se a um bom ritmo. As diferenças acentuadas de temperatura entre o dia e a noite em setembro foram fundamentais para promover a maturação completa das uvas. Grande colheita de vinhos especialmente frescos e frutados, com taninos muito sedosos e longos.
Rendimento
Menos de 2.500 kg por hectare.
Colheita
Vindima manual em caixas de 15 quilos, depois de um controlo analítico e de prova rigoroso das uvas no campo, para colher no ponto ideal de maturação. A vindima começou no dia 2 de outubro, começando pelas vinhas de Fuentenebro, até ao dia 17 do mesmo mês, terminando com as plantadas em Pedrosa.
Vinificação
Depois do desengace, a uva não esmagada passa por gravidade com o uso de OVIS para os depósitos de elaboração. A maceração total dura aproximadamente 25 dias.
Envelhecimento
Estágio de 14 meses em barricas de carvalho francês (90%) e americano (10%) com trasfega a cada 4 meses.
Engarrafamento
Em julho de 2020.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

The old-vine cuvée 2018 Expresión has a little more ripeness and 14.3% alcohol, along with generous oak after 14 months in mostly French oak barrels. The wine was kept in concrete for some time before it was bottled. It feels quite predictable, with ripe berry fruit, generous spice and smoke and a palate with abundant, slightly dusty tannins. It should benefit from some more time in bottle. 9,000 bottles and 100 magnums produced. It was bottled in July 2020.