Descrição

Regueirón é o nome da parcela de onde vêm as uvas. Fica em Éntoma e é toda de solo de ardósia. O Godello que este 'terroir' dá, e que domina este branco, com uma pequena quantidade de Treixadura e Albariño, mostra um caráter atlântico marcado, com uma boa acidez, revestido de notas minerais e florais

Detalhes do produto

Tipo
Branco
Colheita
2022
Álcool
13.5% vol.
Produção
2.488 garrafas
Subzona
Val do Galir
Variedade
Godello, Treixadura, Albariño
Origem
Valdeorras

Prova

Vista
Cor amarelo palha com um toque verde claro e brilhante.
Nariz
É intenso, delicado e complexo, com notas de matas baixas, florais e minerais.
Boca
Branco fresco, com nervo e persistente.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C.

Vinha e preparação

Nome
Regueirón.
Descrição
Vinha de viticultura sustentável, disposta em socalcos na aldeia de Éntoma, na zona sul de Valdeorras, com uma maturação mais precoce, mas com um caráter atlântico marcado pela sua boa acidez. A orientação é sul e sudeste, com um declive de 40%, o que favorece a boa exposição solar e a ventilação.
Tamanho
0,42 hectares.
Solo
Predominantemente franco-argiloso e xistoso.
Clima
Atlântico. O tempo do ciclo da colheita de 2022 foi marcado por uma primavera e um verão secos e quentes, com temperaturas um pouco altas durante o dia e frescas à noite, o que fez com que as brotações fossem mais precoces do que em 2021 e os rendimentos mais baixos por causa da seca. Na adega, consideram este ano como o ano da pureza.
Colheita
Vindima manual em caixas de 15 quilos, que começa na primeira semana de setembro.
Vinificação
Maceração das uvas em câmara frigorífica por 24 horas, mesa de seleção antes da prensagem pneumática para obter o mosto e fermentação com leveduras autóctones em barricas novas de 500 litros e foudre de roble francês.
Envelhecimento
Estágio de 11 meses entre barricas e foudres.
Engarrafamento
23 de agosto de 2023.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

I tasted the 2022 Regueirón, a single-vineyard Godello from the village of Éntoma on slate and schist soils. It's a much more Burgundian white, with notes of fennel and flowers, very tasty and elegant. It's also a powerful white with impressive aromas and flavors, intensity and depth; it's vibrant and complex, alive, with a pH of 3.1 and 6.8 grams of acidity. They believe the soils are the difference, and character of the wine is very mineral, a little à la Meursault, with purity. It fermented and matured in 500-liter oak barrels, 50% of them new, then they blended the juice and put it into a 2,000-liter foudre for two months. A white of purity, precision and elegance, it's impressive, very young and with aging potential. 2,488 bottles and 60 magnums were filled in August 2023. (Luis Guitérrez)