Descrição

Este é o vinho com o qual a adega homenageia o estilo mais querido da tradição espanhola, aquela mistura de vinho branco e vinho tinto. Recupera-se a elaboração tradicional com uma fermentação conjunta e curta maceração das uvas autóctones brancas (Malvar) e tintas (Tempranillo) provenientes do páramo da Alcarria.

Um vinho divertido e versátil, cheio de frescura e poder, muito diferente dos rosés leves. Muito gastronómico

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Rosé
Colheita
2023
Álcool
12.0% vol.
Variedade
Tempranillo, Malvar
Origem
IGP Castilla
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor vermelho groselha brilhante com matizes salmão.
Nariz
Intenso e exuberante, com notas de frutos vermelhos ácidos, melancia, romã e iogurte de morango.
Boca
Passo gentil e sedutor.
Temperatura de servir
Entre 10 e 12 ºC.
Combinação
Carnes brancas, legumes gratinados, charcutaria, massas, arroz, cogumelos, fumados, sopas, cremes, aves, tortilhas, saladas, escalivada.

Vinha e preparação

Nome
Finca Alto de Pioz
Descrição
Vinhas localizadas no páramo de La Alcarria, uma zona no sudoeste da província de Guadalajara, uma área de transição entre o planalto central da província e a meseta de Mesa de Ocaña, banhada pelos rios Tajo e Tajuña, com uma altitude média de 850 metros acima do nível do mar. A Malvar é plantada em vaso, em sistema de tresbolillo. Vinhas muito antigas recuperadas que fazem parte do projeto de recuperação e proteção do património ampelográfico da Alcarria, levado a cabo pela adega.
Idade
Mais de 80 anos.
Solo
Extraordinariamente pedregoso e muito pobre, com textura franco-argilosa a argilo-limosa. Tem altos níveis de calcário ativo, cálcio e magnésio, e baixos em sódio, com percentagens muito baixas de matéria orgânica. Apresenta afloramentos de elementos grossos formados por calcário. Crosta calcária abaixo dos 70 cm de profundidade que perfura as raízes da videira para aceder às reservas de água.
Clima
Mediterrâneo-continental com um regime de humidade semiárido.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Arrefecimento das uvas em câmara durante 9 horas. Seleção manual em mesa de seleção. Curtimenta do mosto com peles (brancas e tintas juntas) durante 24 horas, seguida de prensagem. Desfangado e fermentação em depósitos de aço a baixa temperatura. Clarificado com proteína de levedura.
Envelhecimento
Crianza de 3 meses em depósito de hormigón com suas lías. Montagem final em depósito de aço para passar ao afinado em garrafa.