Descrição

Tudo é subtileza neste delicado vinho da Azpilicueta elaborado por sangramento das variedades Viura (branco) e Tempranillo (tinto). Desde a sua cor rosa pálido, ao seu paladar fresco e suave textura, passando pelo seu nariz frutado com notas de ananás, toranja e cereja que evocam sensações refrescantes. Um rosé único que realça a versatilidade dos vinhos riojanos topo-de-gama.

Informações de produto

A adega
Tipo
Rosé
Colheita
2020
Álcool
12.5% vol.
Variedade
Viura, Tempranillo
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor pálida, delicada.
Nariz
Nariz intenso e exuberante, transbordante de frutos tropicais como o ananás; cítricos como a toranja ou a lima; também fruta fresca de caroço, damasco, cereja; sem esquecer as notas subtis das clássicas amoras silvestres e framboesas.
Boca
Boca de textura cintilante e uma frescura ácida que prolonga o eco deste vinho.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 10 e 12 ºC.
Consumo
Óptimo até cerca de 2022 se mantido em boas condições.
Combinação
Sugerente com carnes leves, pratos de arroz, sushi, pasta, salada de fruta, peixe defumado ou carnes frias.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas utilizadas para a elaboração deste vinho provêm de parcelas de Viura situadas na Rioja Alta. O Tempranillo provém de vinhedos localizados em Fuenmayor.
Vinificação
As uvas são maceradas a frio durante algumas horas para obter um mosto com a cor, o aroma e a estrutura desejados. O mosto é obtido por sangramento para depois ser trasfegado. Uma vez limpo o mosto, a fermentação tem lugar lentamente e a baixa temperatura para obter um vinho perfumado e persistente.