Descrição

Esta referência é um exemplo extraordinário de rainwater, o estilo mais suave dos vinhos da Madeira. Esta delícia é elaborada a partir das uvas Tinta Negra e Verdelho e submetida a cinco anos de estágio no sistema de canteiro, a forma de elaboração mais prestigiada deste tipo de fortificado.O nome deste estilo popular é explicado pela lenda que conta que teve origem quando um carregamento de vinho destinado às colónias americanas foi deixado aberto num cais e diluiu-se com a chuva

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Madeira
Álcool
18.1% vol.
Variedade
80% Tinta negra, 20% Verdelho
Origem
Madeira

Prova

Vista
De cor dourada com tons alaranjados.
Nariz
Intensa e perfumada. Os aromas de flor de laranjeira juntam-se com as notas mais doces de damascos secos e frutas cristalizadas.
Boca
Poderoso e redondo. A acidez ideal e a mineralidade sutil dão um final fresco.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 12 e 14 °C.
Consumo
Perfeito para curtir agora, mas pode ficar na garrafa por muito tempo.
Combinação
Ótimo como aperitivo, com frutos secos, azeitonas, tapas clássicas, queijos e todo tipo de produtos salgados.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas vêm de vinhas em lugares incríveis em Estreito de Câmara de Lobos e Prazeres.
Clima
Subtropical, com verões quentes e chuvosos e invernos amenos.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
As uvas são prensadas suavemente na prensa pneumática. A fermentação é interrompida com a adição de aguardente de vinho (96% abv) quando se atinge o teor de açúcar residual desejado.
Envelhecimento
As castas Tinta Negra e Verdelho têm um estágio de 5 anos em carvalho francês no sistema conhecido como canteiro. Neste sistema tradicional, o vinho envelhece em barricas velhas e só usa o calor do sol para acelerar o processo e caramelizar os açúcares.

Avaliação dos especialistas

Decanter:

Barbeito are relative newcomers to Madeira, having been founded in 1946. Representing the third-generation, winemaker Ricardo Diogo deliberately makes Madeira in a lighter style, inspired by late-harvest wines. This is a blend of Tinta Negra and Verdelho, aged in French oak. It has a pale orange-amber hue with aromas and flavours of fresh caramelised orange and dried apricot. This is offset by fresh acidity, with a touch of apricot jam richness on the medium-sweet finish.