Descrição

O alto nível de exigência faz com que nem todos os anos os vinhos de Bosque de Matasnos cheguem ao mercado. Só as colheitas de qualidade especial servem para fazer vinhos como este tinto de Tempranillo e Malbec, o primeiro na história da Ribera del Duero feito com as duas variedades. Um coupage inédito na região, intensamente frutado, fresco e com taninos finos e elegantes, que reflete na perfeição a sua origem de altitude

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2017
Álcool
15.0% vol.
Produção
4.100 garrafas
Variedade
75% Tempranillo, 25% Malbec
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Vermelho cereja intenso, com densidade muito alta e profunda.
Nariz
Intenso a frutos vermelhos e pretos com final floral a violeta. Destacam-se os toques balsâmicos e especiados doces de um estágio muito cuidado (tabaco, incenso e baunilha fina).
Boca
Vinho fresco, com um toque adocicado no início, graças aos seus taninos finos e elegantes. As frutas vermelhas e pretas voltam a aparecer, junto com notas de flores azuis. Final longo, especiado e guloso.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Com todo tipo de carnes, caça incluída, e guisados tanto tradicionais como com as propostas mais modernas e delicadas. Especialmente recomendável com pratos trufados.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhedo localizado em Peñaranda de Duero, no Bosque de Matasnos (Burgos), a 950 metros acima do nível do mar. As videiras da casta Tempranillo foram plantadas entre 1920 e mais recentemente, no caso dos novos clones.
Solo
Areia e seixos.
Rendimento
4.500 quilos por hectare.
Colheita
Vindima manual durante o mês de outubro. Transporte das uvas para a adega em camião frigorífico.
Vinificação
Dupla mesa de seleção. Fermentação lenta a temperatura controlada e com leveduras autóctones.
Envelhecimento
De 22 a 24 meses em barricas novas de 500 litros e de grão extra fino de 4 toneleiras especialmente selecionadas para este vinho. Guarda em garrafa entre 4 e 5 anos