Descrição

Este Late Bottle Vintage 2016 criado por Carlos Alves é um vinho do Porto de estágio redutivo, um vinho fortificado doce que vai deixar os mais gulosos de boca aberta e é perfeito para acompanhar sobremesas caseiras e queijos de cura média e longa.

Os LBV são vinhos de alta qualidade elaborados a partir de um ano excepcional e engarrafados entre 4 e 6 anos após a colheita

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Porto
Colheita
2016
Álcool
20.0% vol.
Variedade
Touriga nacional, Touriga franca, Tinta roriz, Sousão
Origem
Porto

Prova

Vista
Cor rubi intenso com reflexos violáceos.
Nariz
Aromas de frutas pretas cristalizadas, notas de ameixa, esteva e pimenta branca.
Boca
Mostra vivacidade com sabores de chocolate preto e alcaçuz que combinam na perfeição com os seus taninos elegantes e bem integrados. Final maravilhosamente longo com notas de cacau.
Temperatura de servir
Entre 12 e 14 ºC.
Consumo
O vinho deve ser guardado num lugar fresco e seco, longe da luz e das mudanças de temperatura, e a garrafa deve ficar na posição vertical. Com o tempo, é normal que se forme um sedimento no fundo da garrafa. Depois de aberto, deve ser consumido em 2 a 4 meses.
Combinação
Com pratos principais como o filé mignon, mas tão versátil que é perfeito para sobremesas como torta de queijo com chocolate e menta, mil-folhas de pêra ou simplesmente para curtir com queijos de cura média.

Vinha e preparação

Descrição
As fileiras de videiras são plantadas tradicionalmente ao longo da encosta em terraços horizontais a cerca de 600 metros de altitude. Mais recentemente, foram plantadas na encosta verticalmente (o que é chamado de «vinha ao alto»).
Solo
Arenito de xisto (grauvaca) misturado com granito em alguns lugares.
Colheita
Vindima manual no momento ideal de maturação.
Vinificação
Desengace total, esmagamento e transformação em vinho através de um cuidadoso processo de maceração para extrair a cor, os taninos e os aromas, potenciados por um remouage constante durante a fermentação, que se realiza em lagares a temperatura controlada (entre 28 e 30 °C) até atingir o grau de doçura desejado (baumé). Neste ponto, adiciona-se aguardente de uva para criar o vinho fortificado final.
Engarrafamento
Entre 4 e 6 anos depois da colheita.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

The 2016 Vintage Port is a roughly equal blend of Touriga Nacional, Touriga Franca and Tinta Roriz, with 10% Sousão, coming in at 96 grams of residual sugar. If the Kopke is not the best of the Sogevinus stable this issue (others include Barros and Burmester), this is. It may not have as much pure power and concentration as the Kopke, but it is fresher, with more lifted fruit and more vivid flavors. If you're comparing, it is probably closest to the Barros in style, but it takes the Barros, adds acidity and power, and basically supercharges it. It is wonderfully elegant, if not as lush as the Kopke. Beautifully done, it isn't too bad to drink now, but give it 5-7 years to settle down. The acidity will help preserve it as it ages. This was only in bottle for about two weeks when seen. It should flesh out and improve over the next decade or so.

James Suckling:

A little meager on the palate with a medium to full body, chewy tannins and a firmness to the finish. Needs a little more punch in the center palate. Drink in 2023.