Descrição

Este tawny é o resultado do saber fazer e experiência adquirida ao longo dos séculos dos elaboradores da Quinta das Tecedeiras. Um blend de variedades autóctones provenientes de vinhedos de entre 70 e 100 anos de idade. O vinho, cuidadosamente guardado, foi supervisionado ao longo dos anos, para revelar agora no lote final um perfil de autenticidade, concentração e cor que acompanha as deliciosas notas de amêndoas e figos secos. Um prazer para beber como aperitivo.

Informações de produto

Tipo
Oporto
Álcool
21.0% vol.
Variedade
Touriga nacional, Tinta roriz, Tinta barroca, Touriga franca, Tinta amarela, Moreto, Souzão, otros
Origem
Porto

Prova

Nariz
Notas de caramelo, frutos secos, compota e mel que ao cabo de uns minutos se misturam com matizes de casca de cítricos caramelizada.
Boca
Frutos secos de grande complexidade aromática, amêndoas e figos secos. Na boca nota-se a suavidade caraterística dos vinhos envelhecidos em barrica, uns minutos mais tarde ainda se pode saborear algo de pão tostado, café, chocolate, mel, etc.
Temperatura de servir
Entre 12 e 14 ºC.
Combinação
Estes vinhos têm a particularidade de que podem ser bebidos como aperitivo ou como vinhos de sobremesa. Se prefere bebê-lo antes de uma refeição, é preferível servi-lo ligeiramente frio.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhedos á beira do Douro, a uma altitude de entre 90 e 190 metros.
Idade
Entre 70 e 100 anos.
Solo
Xisto.

Avaliação dos peritos

Decanter:

Some of this estate’s vineyards once contributed fruit for Taylor’s vintage Ports, so the quality here is not an issue. This Tawny differs from most as it is aged in the Douro rather than Vila Nova de Gaia, which gives a slightly madeirised character to the wine. It is a blend of vintages from 2001, 2004, 2007 and 2008. Rich, savoury and nutty with a smooth texture, this is quite intense and dense. The over-riding flavours are Christmas pudding complexities with cocoa powder infused tannins.