Descrição

As uvas usadas para fazer este tinto são cultivadas pelos viticultores da vila de Albares em duas parcelas de vinha velha que ficam no alto. Como é uma marca registrada da casa, procuramos que em todos os processos, desde o cultivo até o engarrafamento do vinho, sejam seguidos os princípios da viticultura tradicional e sustentável. O resultado é incrível

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
13.0% vol.
Produção
1.920 garrafas
Subzona
Alto Bierzo.
Variedade
60% Mencía, Garnacha Tintorera, 20% Palomino, Portuguesa, Garnacha, Gran Negro
Origem
Vino de España

Prova

Vista
Cor vermelho cereja.
Nariz
Notas de frutas vermelhas, framboesas, flores escuras e matizes minerais.
Boca
Fresco, elegante e profundo.
Temperatura de servir
16 °C.

Vinha e preparação

Nome
Valdecontina y La Mendañona.
Descrição
Uvas compradas aos viticultores da vila de Albares e cultivadas de forma biológica sob a supervisão da adega. As vinhas, cultivadas em vaso tradicional e em espaldeira com cordão duplo, estão situadas entre 810 e 970 metros de altitude.
Idade
Vinhas com uma média de 69 anos.
Solo
Principalmente de argila vermelha.
Colheita
Colheita manual com seleção rigorosa na própria vinha e em várias passagens durante a terceira semana de setembro de 2023.
Vinificação
Depois de desengace das uvas, elas fermentam com leveduras nativas em ovos Flextank e depósitos abertos de PVC a uma temperatura controlada de 21 ºC com remontagens. A malolactica rola naturalmente em barrica no final do verão.
Envelhecimento
Estágio de 13 meses no total em diferentes recipientes (barricas francesas usadas de 400 e 300 litros, Botticella de 1.100 litros, ovo Flextank de 875 e 1.100 litros e ânforas de 200 e 500 litros de capacidade).
Engarrafamento
Em outubro de 2024, com doses mínimas de sulfuroso e sem filtragem e estabilização prévias.