Descrição

Referência para quem curte a nova geração de tintos elaborados com Tempranillo, este Capellanes Crianza sabe o que é estar no topo do nosso ranking dos vinhos mais bem avaliados e foi escolhido entre os 100 melhores vinhos do mundo pela revista Wine&Spirits. É um tinto guloso e amplo, com uma excelente relação qualidade-preço e onde a madeira desempenha um papel interessante, conferindo-lhe um toque especiado e cremoso. Um dos vinhos mais fiáveis e prestigiados da Ribera del Duero, que esgota sempre poucos meses após a sua chegada ao mercado.

&nbsp

Detalhes do produto

Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2022
Álcool
15.0% vol.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero

Combinação

Frango do campo recheado com frutos secos e assado com maçã

O sabor do frango do campo com a maçã assada combinam muito bem com o caráter frutado e fresco deste vinho.

Prova

Vista
De cor vermelha cereja intensa com borda rubi e tons azulados.
Nariz
Tem aromas limpos e intensos a frutos vermelhos e pretos bem maduros, notas de violetas e matizes de baunilha, cravo e coco que vêm da madeira de carvalho francês e um toque bem forte de alcaçuz.
Boca
Nesta fase, é amplo, fresco, equilibrado, sedoso, mas com muita estrutura e potência. Vinho com taninos doces e um final longo, cheio de aromas e sabores.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Ideal com lombo ibérico grelhado com molho confitado, croquetes de cogumelos porcini e gorgonzola ou bacalhau confitado.

Vinha e preparação

Descrição
Seleção de parcelas localizadas em Pedrosa de Duero, La Horra e Gumiel de Mercado.
Idade
Média de 35 anos.
Solo
Argiloso-calcário, pedregoso, muito pobre em fertilidade e com baixa produção.
Clima
2022 foi um ano marcado por ondas de calor no verão. Depois de um inverno frio e seco, as chuvas apareceram entre março e maio. O ciclo da videira começou mais cedo do que nos outros anos e, felizmente, sem geadas nem granizo na primavera. O calor extremo deu o primeiro aviso no início de maio, quando foram registadas máximas de até 30 ºC. Tanto junho como julho foram muito quentes, dando origem a três ondas de calor. As temperaturas, especialmente as noturnas, ficaram durante semanas vários graus acima do habitual, o que antecipou a pintor. O mês de agosto continuou a registar calor extremo, juntamente com uma seca persistente.
Rendimento
4.500 quilos por hectare.
Colheita
Vindima selecionada.
Vinificação
Maceração prefermentativa a frio durante 3 dias a menos de 12 ºC. Adição de leveduras autóctones selecionadas. Fermentação em depósitos de inox a temperatura controlada, com remontagens e controlo fenólico do mosto-vinho em maceração. Fermentação maloláctica espontânea a baixa temperatura e remouage periódico das borras em depósito.
Envelhecimento
Durante 12 meses, o vinho repousa em barricas de carvalho francês de 300 litros.
Engarrafamento
Em janeiro de 2024