Descrição

Freixenet presta homenagem com este cava a Dolores Sala, co-fundadora do projeto e uma das pessoas que colocaram o Penedés no panorama vinícola nacional. Um espumante que sobressai dentro da gama Cuvée de Prestige da casa e que apenas é comercializado em colheitas de qualidade excepcional. Mostra-se muito vivo e expressivo, com certa complexidade aromática e uma passagem por boca elegante e sofisticada. Como curiosidade, este vinho recebeu a distinção ouro nos prémios Bacchus 2020.

Informações de produto

A adega
Tipo
Cava
Colheita
2015
Álcool
12.0% vol.
Variedade
Macabeo, Xarello, Parellada
Outros formatos disponíveis:
Origem
Cava

Prova

Vista
Cor amarelo dourado brilhante, com bolhas subtis e uma libertação suave e persistente.
Nariz
Aromas de fruta madura, cítricos (limão), tropicais (ananás) e de caroço (pêssego, damasco), aromas de envelhecimento no cava (levedura, pão, brioche).
Boca
Acidez viva de corte cítrico e carácter, com o carbónico perfeitamente integrado. Impacto de aromas complexos, cremosos, delicados e perfeitamente harmonizados, com um sabor profundo, persistente e generoso.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC

Vinha e preparação

Colheita
A vindima começa no final de Agosto com a variedade Macabeo e termina no início de Outubro com a Parellada. A colheita da uva é realizada de forma manual em contentores ou caixas de 25 quilogramas.
Vinificação
O mosto é obtido a partir destas variedades de uva através de prensas pneumáticas, utilizando apenas o mosto lágrima para este cava, obtido sem pressão de prensagem. O mosto é deixado a repousar durante 24 horas para precipitar as partículas que contém. Uma vez limpo e decantado, é transferido por variedades para os depósitos de fermentação. A primeira fermentação é realizada em depósitos de aço inoxidável a uma temperatura controlada entre 14 e 16 ºC. Nestes depósitos, são semeadas leveduras seleccionadas da colecção Freixenet e começa a primeira fermentação. Uma vez terminada a primeira fermentação, entre 10-12 dias e depois de uma série de trasfegas e tratamentos, o vinho base está pronto para o 'coupage' e posteriormente engarrafado, onde será submetido a uma segunda fermentação na garrafa.