Descrição

Faugères é uma denominação localizada ao norte da cidade de Beziers e Narbonne, na região francesa de Languedoc. É elaborado principalmente com Syrah, Garnacha e Mourvèdre, numa proporção que permite demonstrar a personalidade e complexidade destas castas que crescem em climas mediterrânicos.

O

resultado é um vinho com força natural e uma boa estrutura tânica que, no entanto, se mostra suave em boca. Como garantem na própria adega, «um punho de ferro num luva de veludo»

Detalhes do produto

O fabricante
Tipo
Tinto
Colheita
2015
Álcool
15.0% vol.
Variedade
Syrah, Grenache, Carignan, Mourvèdre
Origem
Faugères

Prova

Vista
Cor rubi.
Nariz
Com um caráter mineral bem marcado, complementado com notas de madeira e aromas de torta de amoras e flores de violetas.
Boca
A maturidade da Syrah é super equilibrada graças aos taninos finos que a Mourvèdre traz. Um vinho concentrado, voluptuoso, elegante, fresco e com uma grande delicadeza e a mineralidade típica do 'terroir' de Faugères.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 16 e 18 ºC.
Consumo
Até 2024, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.
Combinação
Pode ser apreciado como acompanhamento de pratos à base de caça ou simplesmente com queijos.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas localizadas em Autignac, Faugères, Lenthéric e Cabrerolles.
Solo
Pizarroso e de xisto.
Clima
O inverno foi bem tranquilo em Languedoc, seguido por uma primavera chuvosa. Mas, de maio a julho, a vinha passou por um período quente e seco que, em algumas áreas, parou o ciclo de maturação. A chuva voltou em meados de junho, julho foi bem quente e seco de novo, e em agosto só algumas tempestades fortes conseguiram acabar com a seca. Mesmo assim, o estado sanitário da vinha ficou um pouco deteriorado, mas o bom tempo de setembro e os episódios de vento ajudaram a limitar esses danos. A vindima prolongou-se por vários meses e foi atípica porque algumas vinhas geralmente tardias atingiram a maturação antes de outras que costumam fazê-lo anteriormente.
Envelhecimento
10% envelhece em depósitos para manter o seu componente mais frutado, 50% em barricas novas e 40% em barricas com um ano de uso.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Aromas of blackberries, dark plums, bark and oak spices. Medium body with plush tannins. Textured with a rich core of berries and herbs on the palate and a vivid finish. Syrah, mourvedre and carignan. Drink or hold.

Wine Spectator:

A muscular but refined red, bursting with wild berry, herb and spice notes, underpinned by accents of cured meat and tea. Tangy acidity carries into the floral and fresh earth aromas on the finish.

The Wine Advocate:

Two years of élevage in foudres and demi-muids has smoothed out any rough edges in the 2015 Faugeres. A blend of Syrah and Mourvèdre, it's concentrated but silky, with dark-fruit flavors marked by hints of mocha and pencil shavings. Medium to full-bodied, it shows admirable length on the mineral-encrusted finish.