Descrição

Bandol é um tinto elegante e complexo, ao qual os seus criadores, Gregory Hecht e François Bannier, prevêem uma boa capacidade de guarda. Um tinto provençal elaborado com Mourvèdre (Monastrell), Garnacha e Cinsault, no qual se procura que cada uma das três variedades expresse as suas melhores qualidades no coupage

Detalhes do produto

O fabricante
Tipo
Tinto
Colheita
2014
Álcool
14.5% vol.
Variedade
Mourvèdre, Grenache, Cinsault
Origem
Bandol

Prova

Boca
É crocante, complexo, rico, cheio e maduro, mas também preciso e super elegante.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 16 e 18 ºC.
Consumo
Até 2032, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.
Combinação
Ideal com pratos como charcutaria, terrinas de carne, ovos mexidos com trufas, espetadas de borrego com manjericão, codorniz assada, pato com azeitonas, costelas, guisado de javali e veado, ossobuco ou tajine de borrego.

Vinha e preparação

Nome
Le Castelet, La Cadière d’Azur, Saint-Anne d’Evenos, Saint-Cyr-sur-Mer y Le Beausset.
Descrição
Vinhas em socalcos a cerca de 450 metros de altitude, entre o mar Mediterrâneo, a montanha Sainte Baume e o monte Caume.
Tamanho
1.500 hectares.
Solo
Calcário e pedregoso com fragmentos de sílica.
Clima
Os primeiros seis meses de 2014 foram típicos de um clima mediterrânico: inverno suave e com chuvas que permitiram reconstruir as reservas de água, seguido de uma primavera bastante quente e seca. O verão não foi tão quente como nos anos anteriores e foi marcado por um período de tempestades, por vezes com granizo em algumas áreas, e pela presença do vento mistral que secou as vinhas, afastando o risco de doenças. Tudo isto propiciou uma maturação lenta e gradual das uvas, resultando numa vindima abundante, após cinco anos de colheitas pequenas.
Colheita
Realizada entre 20 de agosto e o final de setembro.
Envelhecimento
20 meses em foudres e mais 6 meses num depósito de betão.