Descrição

Um grande clássico da Martínez Lacuesta, a definição perfeita dos vinhos finos de Rioja. É elaborado principalmente com Tempranillo, acompanhado por outras castas tradicionais como Graciano e Mazuelo. Destaca-se pelos seus aromas profundos a caramelo, baunilha e chocolate e pela sua sedosidade em boca, resultado de 30 meses de estágio em barricas de carvalho americano. Embora já se encontre num excelente momento para ser apreciado, está preparado para um longo envelhecimento

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2015
Álcool
13.5% vol.
Variedade
85% Tempranillo, 10% Graciano, 5% Mazuelo
Origem
Rioja

Prova

Vista
Brilhante, limpo e leve, com cor vermelho cereja.
Nariz
Muito aromático, com perfume de frutos vermelhos, especiarias doces, notas terciárias de flores secas e café torrado.
Boca
Fresco, limpo e equilibrado. Estamos diante de um vinho ágil, agradável, com um toque elegante e complexidade de sabores, com taninos sedosos e final persistente.
Temperatura de servir
16 °C.
Combinação
Recomendado com arroz e verduras, aves domésticas e de caça, queijos cremosos e pouco curados e carnes grelhadas.

Vinha e preparação

Nome
Paraje de las hinias.
Descrição
As uvas vêm das nossas próprias vinhas no município de Haro, que ficam a uma altitude entre 430 e 500 metros acima do nível do mar.
Idade
Vinhas com mais de 40 anos.
Solo
Argilo-calcário. Nesses solos, encontraram-se fósseis de caracóis, também conhecidos como hinias, daí o nome do encrave e do vinho.
Clima
2015 foi um daqueles anos especiais por causa do tempo bom, que garantiu um ciclo completo com condições sanitárias excelentes, além de baixos rendimentos por cepa. O resultado foram cachos de ótima qualidade, tamanho médio e bagos pequenos e soltos. Setembro permitiu um processo de maturação lento e equilibrado, com manhãs ensolaradas e noites frescas. O Conselho Regulador da D.O.Ca. Rioja classificou esta colheita como Muito Boa.
Colheita
A vindima das parcelas destinadas ao Hinia 2015 começou no dia 29 de setembro. Foi feita à mão, com todo o respeito pelos cachos.
Vinificação
Depois do desengace, a fermentação alcoólica rolou em cubas de carvalho, com temperatura controlada. A fermentação maloláctica começou depois e durou várias semanas.
Envelhecimento
Na primavera de 2017, o vinho começou o seu estágio em barricas de carvalho americano de terceiro uso. Durante os 30 meses que passou em barrica, foram realizadas cinco trasegadas manuais por gravidade, método que caracteriza o estilo de trabalho em Martínez Lacuesta e define a personalidade dos seus vinhos. Hinia, uma vez engarrafado, evolui sem pressa, até se tornar um vinho fino e elegante. Contém sulfitos.

Avaliação dos especialistas

Tim Atkin:

An excellent follow up to the 2014 release, this is a red that will delight lovers of more traditional styles of Rioja. Using grapes from Fonzaleche and Villalba, it's a seamless blend of Tempranillo, 10% Graciano and 5% Mazuelo showing subtle American oak sweetness, textured tannins, chalky minerality and layers of liquorice, tobacco leaf and summer berry fruit. 2027-35.