Descrição

Elaborado com uma percentagem maioritária de Tempranillo mas com uma pequena contribuição de Garnacha e Graciano, o Crianza é um dos vinhos mais consolidados no mercado de Marqués de Cáceres. Entre os aficionados aos tintos de Rioja, são muitos os fiéis a este tradicional blend que se distingue pelos seus taninos maduros e gulosos, devido a um envelhecimento exemplar em carvalho francês e americano.

Informações de produto

Tipo
Red - Crianza
Colheita
2017
Álcool
14.0% vol.
Variedade
90% Tempranillo, 10% Autres
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cereja com rebordo rubí.
Nariz
O nariz é salpicado com notas de especiarias suaves e madeira fina sobre um fundo untuoso de frutos vermelhos.
Boca
Boca gulosa, fresca, a sua trama tânica funde-se com a fruta madura e fresca num conjunto agradável. Longo, saboroso no fim da prova.
Temperatura de servir
16 ºC.
Consumo
Até 2023, se conservado em condições óptimas.
Combinação
Para acompanhar peixes muito saborosos e atum preparados num molho de tomate ligeiramente picante, charcutaria fina (ibérica), todo o tipo de carnes assadas, estufadas ou grelhadas, especialmente foie, lombinhos de vaca, pato, perdiz, aves de caça, queijos fortes e curados mas também moles e semi-curados.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas localizadas principalmente na Rioja Alta (85%) e, com menor extensão, na Rioja Alavesa (15%).
Idade
Entre 15 e 25 anos.
Solo
Principalmente de argila e calcário. As parcelas da Rioja Alta têm um subsolo ferroso.
Clima
2017 foi um ano ligeiramente mais quente e, juntamente com a baixa pluviosidade e uma forte geada primaveril que reduziu consideravelmente a quantidade, resultou em rendimentos extraordinariamente baixos mas de qualidade muito elevada.
Rendimento
40 hectolitros por hectare.
Colheita
Totalmente manual, parcela por parcela.
Vinificação
Os cachos são esmagados e desegaçados. Fermentação alcoólica a temperatura controlada que arranca em 10 ºC até atingir os 28 ºC. Maceração com as peles prolongada até 20 dias. Fermentação maloláctica em depósito de aço inoxidável. Uma vez finalizada, todos os vinhos passam para barricas com trasfegas cada 6 meses.
Envelhecimento
Envelhecimento de 12 meses em barricas de carvalho francês (60%) e americano (40%). 25% das barricas são novas, 25% de dois anos, 25% de três anos e 25% de quatro anos como máximo.
Engarrafamento
Este vinho permanece durante pelo menos um ano na garrafa até o seu lançamento.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Sweet blackberry, blueberry and bark aromas follow through to a full body with a compact palate of medium, round and chewy tannins and a flavorful finish. Drinkable now, but better with a year of bottle age.