Descrição

Os fenícios achavam que o estreito de Gibraltar era a fronteira com uma zona desconhecida, onde viviam seres de outro mundo. Esse misticismo em torno da influência atlântica nas terras de Cádis e a marca definitiva do oceano, dos rios e dos lagos na formação dos solos, que deram origem às albarizas do Marco de Jerez, inspiraram o enólogo Juan Bernal a criar Oceánidas. Estamos perante um vinho, originário do mítico Pago Carrascal e vinificado em Ronda (Málaga), em que o 'terroir' e o clima se fundem com um coupage varietal formado nesta colheita por Petit Verdot, Malbec e Tintilla de Rota, para nos oferecer um tinto sedoso, leve e elegante. Surpreendente e de produção muito limitada.&nbsp

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
14.0% vol.
Produção
3.380 garrafas
Variedade
50% Petit verdot, 30% Malbec, 20% Tintilla de Rota
Origem
Vino de España

Prova

Vista
De uma bela cor violeta.
Nariz
Dominado por aromas a frutos pretos, entre os quais se destacam mirtilos e amoras, juntamente com um toque especiado de caril e pimenta branca que realça um fundo vegetal fresco e ligeiramente tostado e doce.
Boca
Com volume na entrada, taninos doces que lembram o seu caráter frutado e uma evolução sedosa, que fazem dele um vinho leve e elegante. A acidez mantém a sensação de vivacidade do vinho, que mostra uma estrutura presente e agradável e termina com uma nota final de frescura
Temperatura de servir
16 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Parcela localizada no vinho Carrascal de Jerez de la Frontera, que tem um terreno ondulado com altitudes entre 50 e 70 metros, com uma densidade de 5.000 plantas por hectare, conduzidas em espaldeira e poda de cordão duplo. A orientação para oeste faz com que as videiras fiquem ligeiramente protegidas dos ventos secos do leste e mais expostas aos ventos húmidos do oeste que vêm do oceano.
Solo
De albariza branca, porosa, profunda e com grande capacidade de reter água. O terreno desta propriedade tem um teor especialmente elevado de diatomáceas, cerca de 50% de carbonato cálcico e alguma argila. Este tipo de albariza oferece certa resistência ao crescimento radicular da vinha, favorecendo uma menor produção e uvas de casca um pouco mais grossa e com maior concentração de cor e polifenóis.
Clima
Com a influência fresca do Oceano Atlântico e dos pântanos do Coto de Doñana, que ficam a menos de 20 quilómetros da vinha.
Colheita
A vindima manual é feita em meados de agosto, em caixas de no máximo 15 quilos.
Vinificação
Fermentação alcoólica em depósito de inox a 23 °C e malolática em barricas de carvalho francês.
Envelhecimento
Estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês com capacidade para 500 litros.