Descrição

Como o próprio nome indica, este tinto riojano é uma antologia de variedades, altitudes e solos espalhados pela Serra de Yerga. Um puzzle cujas peças se encaixam na perfeição. Tempranillo, Graciano e Garnacha obtidas das vinhas familiares dos Ontañón, unidas para oferecer um vinho elegante, fino e sedoso, cheio de matizes.&nbsp

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.0% vol.
Variedade
75% Tempranillo, 15% Graciano, 10% Garnacha
Origem
Rioja

Prova

Vista
Vermelho cereja limpo e brilhante com reflexos violáceos.
Nariz
No primeiro momento, apresenta uma grande carga de notas frutadas, como framboesas, morangos e cerejas, bem como uma interessante nota de alcaçuz. Mais tarde, surgem notas amadeiradas muito leves e subtis. A sua complexidade é percebida com sensações minerais e lembranças especiadas.
Boca
Mostra um tanino fino e um volume sedoso e amplo. Longo e muito agradável.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Uvas que vêm de várias vinhas da família, espalhadas por diferentes altitudes. Assim, a Tempranillo vem de La Pasada (a 790 metros de altitude), a Graciano de El Pozo (a 660 metros) e a Garnacha de El Poeta (a 640 metros) e La Perdida (a 620 metros).
Clima
Um ano complicado na região de La Rioja. A qualidade da colheita foi afetada por um tempo meio instável, com chuvas médias acima de 550 mm (muito mais do que em outras safras) e alguns perrengues, como granizo. Depois de uma brotação bem rápida, o ciclo acabou com um peso de baga estável e maior do que em 2019 e uma maturação fenólica perfeita. As chuvas leves do mês de setembro,
acompanhadas pela chegada do vento norte e pela queda das temperaturas noturnas, proporcionaram um maior equilíbrio e melhoria dos parâmetros qualitativos. A qualidade da uva foi aumentando à medida que os dias que antecederam a vindima passavam.
Colheita
As uvas são colhidas à mão e levadas em caixas pequenas para que as bagas sejam manuseadas com o máximo cuidado.
Vinificação
Na adega, as uvas vão para uma câmara frigorífica, onde ficam a 5 ºC antes de irem para a mesa de seleção manual. Depois, elas vão para cubas, onde ficam a macerar enquanto fazem a fermentação alcoólica por 12 dias com pisadas diárias. Depois, o vinho é descubado em cubas de carvalho para fazer a malolática.
Envelhecimento
12 meses em barricas novas de carvalho francês.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Sweet baking spices, rich plums, cherries, black pepper and bark. Nicely chewy and well grained on the palate, with a medium to full body and a flavorful, lengthy finish. Pretty powerful. Tempranillo, graciano and garnacha. Vegan. Drink from 2025.