Descrição

A máxima expressão e frescura da casta Verdejo de Segóvia é a essência do Quintaluna. O clima extremo do norte da província, onde crescem as suas antigas vinhas de origem, e os solos arenosos em que se encontram, conferem uma singularidade interessante a este branco vibrante e untuoso. 2023 foi um ano mais fresco, após o tórrido 2022, refletindo-se num teor alcoólico mais moderado e num caráter mais intenso e calcário

Detalhes do produto

Tipo
Branco
Colheita
2023
Álcool
12.5% vol.
Produção
46.516 garrafas
Variedade
100% Verdejo
Origem
IGP Castilla y León

Prova

Vista
De cor palha brilhante.
Nariz
Destaca-se pela sua nitidez, com aromas a fruta madura, ervas secas, flores murchas e fósforo.
Boca
As sensações de fruta madura também se fazem sentir nesta fase, que se destaca pela sua frescura genuína, boa acidez e equilíbrio.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Seleção de parcelas que se estendem pelos arredores do município de Nieva, junto à vinha plantada através da seleção massal da vinha velha da adega.
Idade
Vinhas muito antigas, pré-filoxéricas.
Solo
Arenoso. Esta composição permitiu que as videiras resistissem à filoxera, uma praga que provocou o fim das vinhas europeias no final do século XIX.
Clima
O outono de 2022 foi marcado por temperaturas amenas, praticamente sem dias de geada, assim como, em geral, o inverno, o que provocou o avanço do ciclo. Esta foi a tendência também na primavera e até a segunda quinzena de julho, quando as temperaturas começaram a subir. Agosto foi quente e sem chuvas, antecipando a data da vindima, que foi uma das mais precoces da história da adega. No início de setembro, houve dias de chuvas intensas que ajudaram as uvas a atingirem a maturação até o final da colheita.
Colheita
Vindima manual em caixas de 15 kg, de 29 de agosto a 15 de setembro de 2025.
Vinificação
Após passarem pela mesa de seleção, os cachos foram prensados suavemente. O mosto fermentou em pequenos depósitos de inox, com leveduras autóctones.
Envelhecimento
Durante 9 meses, o vinho permaneceu nos mesmos depósitos sobre as suas borras. Uma vez engarrafado, permaneceu mais 12 meses a envelhecer antes de ser colocado no mercado.
Engarrafamento
No verão de 2024, após a sua clarificação.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

I also tasted the 2023 Quintaluna, because both 2023 and 2024 were very small crops because of problems with frost, which reduced yields. But the year was cooler, especially after the torrid 2022. The wine is a little more reductive and sharper, with lower alcohol (12.5%), more chalkiness and a long, tasty and dry finish. It is very serious. 46,516 bottles produced. It was bottled during the 2024 summer. (Luis Gutiérrez)