Descrição

Los Curas é a parcela de onde vem a Verdejo para a elaboração deste vinho da Rippa Dorii. Com fermentação parcial em depósito sobre borras e em barrica, e um repouso de 6 meses, é um branco com volume, fresco e muito varietal. Ideal para curtir uma refeição de verão.&nbsp

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2023
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Verdejo
Origem
Rueda

Prova

Vista
Cor amarelo esverdeado muito brilhante com reflexos dourados.
Nariz
Muito sugestivo no nariz, complexo, com notas de anis e funcho num fundo cremoso. Lembranças de gomas de limão, leves notas melosas de flores de laranjeira e caramelos de violeta. Também aparecem frutas tropicais como o maracujá.
Boca
Redondo, guloso e com um toque de amargor muito fino. Suculento e com uma excelente acidez. Muito equilibrado, corpulento e com um final muito fresco e longo.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.

Vinha e preparação

Nome
Los Curas
Descrição
Vinhedo localizado numa colina bem suave e perto de Rueda, a uns 750 metros de altura.
Solo
Solo assente numa terraça diluvial e aluvial. Substrato muito pobre em matéria orgânica, rico em cálcio e magnésio, com pedras roladas que permitem uma boa drenagem. No fundo também aparecem sedimentos de areia esbranquiçada devido à quase total ausência de argila e óxidos de ferro.
Clima
O ano começou com uma geada nos primeiros dias de abril, com a planta ainda em repouso. Durante o ciclo vegetativo, não houve ondas de calor no início dos meses de maio e junho do ano anterior, mas sim um período de chuvas incomuns durante todo o mês de junho. Os meses de verão também foram muito favoráveis e típicos da nossa região. A meio da vindima, nos primeiros dias de setembro, acumulou-se uma precipitação de 40 a 70 mm, quando a planta começava a sofrer os efeitos da seca. No entanto, estas chuvas foram muito benéficas. A colheita não foi muito extensa e a uva entrou com uma excelente qualidade, ideal para longas macerações a frio e um grande trabalho com as borras.
Colheita
Vindima noturna.
Vinificação
As uvas são arrefecidas quando chegam à adega e prensadas, passando por uma decantação para obter maior estabilidade e limpeza. Segue-se uma maceração durante 12 horas. Fermentação parcial sobre borras em depósito de inox, enquanto o restante fermenta em barricas. Permanece 6 meses em repouso.