Descrição

A vindima tardia permitiu que este Moscatel se desenvolvesse em toda a sua plenitude. Este doce tem uma grande qualidade. Nele convivem na perfeição a doçura da uva sobremadurada com o estágio em barricas de carvalho francês de Allier. Aromas de grande complexidade a fruta cristalizada, caramelo e mel. Em boca é saboroso, potente e untuoso, com um equilíbrio extraordinário entre álcool, acidez e açúcar

Detalhes do produto

Tipo
Branco - Naturalmente doce
Colheita
2006
Álcool
11.5% vol.
Variedade
100% Moscatel de grano menudo
Origem
Navarra

Prova

Vista
Cor dourada intensa e brilhante.
Nariz
Aromas super complexos de frutas secas cristalizadas, caramelo e mel.
Boca
Muito rico, potente e untuoso, tem um equilíbrio incrível entre álcool, acidez e açúcar. Expressa uma ótima persistência e lembranças de uva moscatel perfeitamente combinadas com o carvalho Allier, sendo que todo o álcool e a doçura vêm da própria uva supermadura.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 6 e 8 ºC.
Consumo
Ótimo desde o momento da compra.
Combinação
Perfeito para acompanhar foie gras, caril, salada de frutas e todo o tipo de sobremesas.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas localizadas nas localidades navarras de Sansol e Torres del Río.
Clima
Continental com influências mediterrânicas.
Rendimento
1.250 quilos por hectare.
Colheita
As uvas ficam na videira até ficarem bem maduras. A colheita é feita à mão, em caixas pequenas.
Vinificação
As uvas são colhidas quando atingem uma concentração considerável de aromas e açúcares, o que proporciona o grau de álcool e doçura desejado no processo de fermentação sem qualquer adição externa. O rendimento médio para a elaboração é mínimo. O mosto é desfangado naturalmente e, com as borras mais finas, é introduzido em barricas novas de carvalho francês de Allier para a fermentação alcoólica. Fazem-se battonages periódicos durante os primeiros meses.
Envelhecimento
O vinho elaborado nas barricas é trasfegado, permanecendo nelas até ao momento em que os enólogos consideram ideal para o engarrafamento, dando assim início a uma vida centenária. Permanece em barricas de carvalho francês durante cerca de 15 meses.
Engarrafamento
Não é filtrado nem estabilizado antes do engarrafamento. Apenas é feita uma clarificação leve.