Descrição

A minúcia marca todo o processo de elaboração deste tinto de Mendoza, desde o trabalho na vinha adaptado a cada uma das três variedades que o compõem até a escolha das toneleiras, tamanhos e tipos de carvalho usados no seu estágio. Clássico e moderno ao mesmo tempo, é um vinho que cresce com o tempo e na taça

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
14.9% vol.
Variedade
65% Malbec, 24% Cabernet sauvignon, 11% Tannat
Origem
Mendoza

Prova

Vista
Cor vermelha intensa e profunda.
Nariz
Aromas de frutos vermelhos, tipo ameixa e compota de morango. Com o tempo, aparecem aromas mentolados, noz-moscada e pimenta.
Boca
Destaca-se a sua grande amplitude com notas especiadas provenientes da Cabernet Sauvignon, com taninos suaves e um bom equilíbrio de acidez dado pela Tannat. Final longo, onde persiste a complexidade conferida pelas três variedades utilizadas e todos os detalhes do estágio.
Temperatura de servir
16 °C.
Consumo
Até 2032, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.
Combinação
Carnes assadas, queijos maduros e guisados bem temperados.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas plantadas a uma altitude entre 1.050 e 1.310 metros, espalhadas por diferentes pontos de Mendoza: Agrelo (Luján de Cuyo), Gualtallary, Altamira, Los Chacayes (vale de Uco) e Vistalba.
Solo
Em Agrelo, aluvial, misturando areia e lodo com um pouco de pedra mais fundo; em Gualtallary e Los Chacayese, aluvial; e em Vistalba, franco-arenoso.
Clima
O tempo durante o ciclo da colheita de 2022 foi marcado por meses de setembro e outubro completamente secos, que coincidiram com a brotação. Além disso, houve uma geada no dia 3 de outubro que afetou parcialmente o rendimento de grande parte dos vinhedos da província. Novembro também foi seco, mas a partir de dezembro o tempo mudou, com temperaturas médias altas e muita chuva, que continuou em janeiro e fevereiro. As condições climáticas reduziram os rendimentos, mas deram aos vinhos uma excelente concentração natural e equilíbrio.
Colheita
Vindima manual em caixas de 20 quilos, com seleção dos cachos
já na própria vinha.
Vinificação
50% dos mostos passam por uma maceração pré-fermentativa a frio a 5 °C durante 7-10 dias, dando lugar, posteriormente, à fermentação a 28 °C com leveduras selecionadas. Para os 50% restantes, são realizadas mais de 50 microvinificações: com cachos inteiros, cofermentações das diferentes variedades, diferentes momentos de maturação, diferentes 'terroirs', em diferentes tipos de recipientes, grãos inteiros, diferentes rendimentos, temperaturas, etc.
Envelhecimento
Todos os vinhos são identificados por lotes e mantidos separados em barricas de carvalho francês ou americano e cubas de carvalho francês. O tempo de estágio em madeira é de 18 meses e, uma vez feito o blend ideal, continua o seu afinamento em garrafa durante 6-12 meses, antes de ser lançado no mercado.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Hazelnuts, chocolate and plenty of ripe, fresh blackberries and some roasted olives on the nose. The full-bodied palate shows a slew of dusty tannins that are well structured and pretty long. Malbec, cabernet sauvignon and tannat. Drink from 2025. (Zekun Shuai)

Decanter:

Charming nose showing dark plums, blackberries and red currant, with hints of wet leaves and black pepper. Soft and fluid. (Medalla de plata en los Decanter World Wine Awards).