Descrição

O Sol de Señoráns 2012 é a continuação de um projeto que nasceu no ano 2006 e que leva o nome da neta de Marisol e Javier, fundadores da adega. Um monovarietal de Alvarinho que demonstra a mestria da casa que o elabora. Este branco realiza um envelhecimento de 5 meses em barricas de carvalho, depois dos quais passa outros 6 em depósito de aço inoxidável, e um posterior repouso de 4 anos no mesmo. Não faz falta dizer que estamos perante um vinho extraordinário, onde a espera realmente valeu a pena. Equilibradissimo, elegante e muito complexo.

Informações de produto

Tipo
Branco Fermentado em pipa
Colheita
2012
Álcool
12.5% vol.
Produção
1.300 garrafas
Variedade
100% Albariño
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Brilhante, amarelo palha com reflexos dourados.
Nariz
Fruta de alta intensidade, muito madura com predominância de citrinos e variedades muito definidas. Pétalas de flores vermelhas e uma grande profusão de tons minerais. Madeira integrada no conjunto.
Boca
Longo na boca, sem bordas e com um ligeiro acabamento amargo. Acidez muito equilibrada, com muito extracto. A madeira realça o retronasal dando ao conjunto mais calor.
Temperatura de servir
8 ºC.
Consumo
Até 2024, se conservado em condições óptimas.
Combinação
Peixes e mariscos.

Vinha e preparação

Descrição
Todas as orientações. Vinhas seleccionadas até aos 40 anos de idade.
Solo
Granito e areia.
Clima
Atlântico.
Rendimento
4.000 quilos por hectare.
Colheita
Tudo é colhido à mão, nas caixas de vindima apropriadas, fazendo a selecção das uvas na própria vinha e descartando aí a matéria-prima que não cumpre as condições apropriadas. Realizou-se a em outubro de 2012.
Vinificação
Maceração pelicular na prensa. Fermentado em barris de carvalho francês de 500 litros. Sem fermentação maloláctica.
Envelhecimento
O vinho envelhece em barris de carvalho durante 5 meses. Uma vez terminado este tempo, passa mais 6 meses em depósito, onde também repousa durante 4 anos antes de ser engarrafado e comercializado.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

There are some new wines this year, three different ones, including an oak-aged 2012 Sol de Señorans, which had a short time in oak (six months in 500-liter barrels from French and Caucasian oak) and a long time in tank (over six years!). You'd think the profile would be similar to the Selección de Añada, but in fact, the aromatic palette is quite different. The oak is imperceptible or very subtle, a faint creaminess, and the wine still feels quite primary, young and harmonious. The palate is seamless and compact, with moderate alcohol and good freshness, the acidity quite integrated, finishing dry and sapid. 2,000 bottles were filled in October 2019.