Descrição

O termo «golosina» utilizado pela própria adega para se referir a este 'um cava rosé' deixa claro o tipo de vinho com que nos deparamos. Elaborado a partir de uma seleção de parcelas de Pinot noir e uma contribuição de Macabeo da Finca Sumarroca, em Sant Sadurní d'Anoia, estamos perante um brut rosé fruto de uma viticultura biológica e sustentável que seduz pelo seu elegante aroma a morango e o seu delicado paladar frutado e untuoso

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Cava
Colheita
2023
Álcool
12.0% vol.
Variedade
Pinot noir, Macabeo
Origem
Cava
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
De uma cor rosé intensa.
Nariz
Os aromas de frutos vermelhos, como framboesa e cereja, misturam-se com notas florais subtis próprias da casta Macabeo.
Boca
Apresenta uma acidez elegante e, graças ao seu estágio sobre borras em garrafeira, uma cremosidade sedutora com matizes de pão e frutos secos que complementam as suas bolhas finas e persistentes. O resultado, em suma, é um cava de estrutura impecável e textura arredondada que proporciona uma experiência sensorial única e memorável.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar pratos como nigiri de atum com citrinos, aperitivos, presunto, arroz, massa, peixes e carnes brancas

Vinha e preparação

Nome
Finca Sumarroca.
Descrição
Vinhas de uma seleção de parcelas conduzidas em vaso tipo Royat e com exposição sul, plantadas a uma altitude entre 150 e 300 metros acima do nível do mar.
Solo
Calcário, com cascalho e pobre em matéria orgânica.
Clima
Mediterrâneo. 2023 foi um ano extremamente quente, o mais quente já registrado até então, com uma temperatura média de 16,3 °C. Embora janeiro e fevereiro tenham sido frios, as noites de verão acima de 20 °C foram determinantes, e houve apenas uma onda de calor significativa em agosto. Pelo terceiro ano consecutivo, a vindima sofreu uma seca extrema, com 40% menos chuva nos últimos três anos e 48% menos em 2023. Apesar disso, a saúde das vinhas foi excelente.
Rendimento
Entre 4.000 e 7.000 quilogramas por hectare.
Colheita
A colheita foi abundante, mas a falta de chuva resultou em uvas pequenas e baixos rendimentos (30% menos).
Vinificação
Seguindo o método 'Saignée' ou sangria. Este processo artesanal permite extrair o máximo potencial da Pinot noir, dando origem à sua cor rosé característica, grande complexidade aromática e uma delicadeza excecional. Fermentação de 16 dias em depósitos de inox com controlo de temperatura controlada a 16 °C. Possui uma dosagem de 6 gramas de açúcar por litro (brut)
Envelhecimento
Estágio sobre madres (lías) de mais de 24 meses.