Descrição

Inspirado no espírito da linda abadia de Thélème, cuja única regra era «faz o que quiseres», como aparece no conto do escritor francês do século XVI François Rabelais, este blend de Syrah, Garnacha e Petit Verdot vem de Stellenbosch, uma das mecas da vinha sul-africana.François Rabelais, este blend de Syrah, Garnacha e Petit Verdot vem de Stellenbosch, uma das mecas da vinha sul-africana. Fruta preta, com um toque especiado e tostado, destacam-se na sua degustação

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
14.0% vol.
Variedade
60% Shiraz, 30% Grenache, 10% Petit verdot
Origem
Stellenbosch

Prova

Vista
De cor vermelho rubi intenso.
Nariz
Nesta fase, dominam os aromas a ameixa preta e pimenta branca.
Boca
Destaca-se uma atraente nota tostada no paladar e a sua elegante acidez. Tinto bem equilibrado, estruturado e de agradável intensidade.
Temperatura de servir
Entre 16 e 18 ºC.
Consumo
Até 2028, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.
Combinação
Ideal com guisados, assados e carnes grelhadas.

Vinha e preparação

Idade
Videiras plantadas entre 2003 e 2006.
Solo
Granito quebrado.
Clima
As condições de 2018 deram uma colheita quente e seca, que começou mais tarde, e acabou sendo menor do que as anteriores.
Rendimento
Entre 8.500 e 13.000 quilos por hectare.
Colheita
Vindima manual e separada por variedades, de acordo com o seu ciclo de maturação: a Syrah foi colhida a 26 de fevereiro e a Garnacha e a Petit Verdot nos dias 5 e 19 de março, respetivamente.
Vinificação
Desengace e classificação manual das uvas para dar lugar à sua trituração e bombeamento para depósitos de inox, onde se realiza a fermentação com leveduras naturais, a uma temperatura controlada de 27 °C. Após a fermentação, o vinho permanece com as peles durante dois dias até à prensagem. Após este processo, é trasfegado para barricas para completar a fermentação maloláctica.
Envelhecimento
Estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês de 225 litros de capacidade, de segundo e terceiro uso.